Notícias

Sinpro tem representantes no Conselho de Educação de BH

7 de março de 2008

Eleitos para representar o Sinpro Minas no Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte, os professores Terezinha Avelar, Valéria Chiode, Mateus de Freitas e Liliane Salum(foto) tomaram posse do cargo e participaram da primeira reunião do Conselho no dia 27 de fevereiro de 2008. Um dos principais temas debatidos foi sobre a necessidade de se aplicar a legislação vigente e exigir a fiscalização quanto à formação dos educadores nas creches da capital.

Para a conselheira Terezinha Avelar, diretora do Sinpro Minas, o Conselho Municipal de Educação é importante por ampliar o espaço de participação política do cidadão, na luta pelo direito à educação. “É necessário garantir os mecanismos onde a sociedade possa ter voz e contribua para a construção de uma educação pública de qualidade”, afirma.

O Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte foi criado pela Lei nº 7543 de 30 de junho de 1998, que instituiu o Sistema Municipal de Ensino de BH (SME). Ele é composto por 24 membros representantes de órgãos governamentais do Município, instituições públicas de ensino superior, instituições particulares de educação infantil, instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais de educação infantil, estudantes, pais de alunos e trabalhadores em educação das escolas públicas municipais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Câmara Municipal, professores das escolas particulares de educação infantil, Fórum Mineiro de Defesa da Educação, trabalhadores das instituições filantrópicas, comunitárias ou confessionais de educação infantil.

Alguns desafios do Conselho:

Normatizar a educação infantil.

Fiscalizar o orçamento e o financiamento da educação.

Discutir a política pedagógica do Sistema Municipal de Ensino.

Discutir e criar novos mecanismos de ampliação da participação popular na gestão do Sistema Municipal de Ensino.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha