Trabalhadores do setor de transportes participam de congresso em Belo Horizonte

11 de dezembro de 2007

Trabalhadores de cerca de 25 países iniciaram, na manhã dessa segunda-feira (10), em Belo Horizonte, o 12º Congresso Mundial da União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores em Transporte (UIS – Transporte). O evento pretende debater propostas que garantam a articulação internacional da categoria.

Durante o primeiro dia do congresso, que continua nesta terça (11), cerca de 100 delegados, representantes de diversos países, entre eles Portugal, Grécia, Nigéria, Brasil, Índia e Panamá, fizeram uma análise sobre o papel dos trabalhadores em transporte na luta pela manutenção e ampliação de direitos e conquistas. Também foram discutidos os avanços alcançados no setor em todo o mundo, bem como a conjuntura internacional.

De acordo com o presidente da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários do Brasil) e um dos participantes do congresso, Wagner Fajardo, o grande objetivo do encontro é o de revitalizar o funcionamento da UIS-Transporte e garantir uma articulação internacional entre os trabalhadores em transporte, denunciando as agressões aos seus direitos. “Esse é um momento importante para os trabalhadores brasileiros compartilharem experiências com trabalhadores de vários países, além de unificar a luta contra os processos de privatização, terceirização e precarização que têm atingido o setor no mundo todo”, explica Fajardo.

Para o coordenador nacional da Corrente Sindical Classista (CSC), João Batista Lemos, a reorganização da UIS – Transporte ocorre em um momento de avanço da resistência ao projeto neoliberal em todo o mundo. Segundo ele, o setor de transportes, estratégico em qualquer país, é um dos mais atingidos por medidas neoliberais de retirada de direitos e conquistas dos trabalhadores.

O nigeriano Comrade Abdul Motajo, representante da Nuate (sigla em inglês da União Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo da Nigéria), ressaltou que, em seu país, os trabalhadores estão perdendo o emprego em decorrência da globalização e das políticas neoliberais. “Esperamos que este congresso estabeleça diretrizes para unificar a luta contra a perda dos direitos dos trabalhadores”, disse Motajo.

Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas, também esteve presente no encontro e saudou os participantes. “Tenho certeza que este encontro vai traçar importantes rumos na luta por uma sociedade mais justa, onde todos sejam valorizados”, ressaltou Celina. Durante o congresso será eleita ainda a nova diretoria da UIS-Transporte e aprovado o estatuto da entidade.