Unipac desrespeita direitos dos professores

21 de agosto de 2007

Sinpro Minas exige de mantenedoras da Unipac o cumprimento de direitos trabalhistasApós os sucessivos descumprimentos da legislação trabalhista e da Convenção Coletiva de Trabalho pelas diversas unidades da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), o Sinpro Minas acionou novamente a Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais. Desta vez, foram convocados para a reunião na DRT-MG, ocorrida em 3 de agosto, os representantes da Fundação José Bonifácio de Andrade e Fundação Presidente Antônio Carlos, mantenedoras da universidade. O Sinpro Minas denunciou os constantes atrasos no pagamento dos salários e descumprimento de compromissos firmados na própria DRT-MG. A Universidade efetua o pagamento do salário sempre nos meses subseqüentes, fora do prazo legal. Também foram mencionadas as demais irregularidades, dentre as quais, não remuneração extraordinária da participação em reuniões do colegiado, não inclusão de orientações de monografias nas atividades extraclasse, aulas aos sábados, ultrapassando a jornada de trabalho, além de problemas relacionados à homologação de rescisões contratuais, a não efetivação de resilições e concessão de licenças sem vencimento. A DRT-MG estabeleceu um prazo até 31 de agosto, quando será realizada outra reunião e a Unipac deverá apresentar uma posição quanto ao pagamento dos salários referentes a julho e agosto/07 e a regularização das pendências trabalhistas. O Sinpro Minas e o Ministério do Trabalho têm cumprido o seu papel, mas também é dever dos professores fiscalizar, denunciar e exigir das escolas o cumprimento dos seus direitos e se organizar no local de trabalho, para impedir a exploração por parte dos donos de escolas.
Sindicalize-seLute por seus direitos!Participe das atividades do seu sindicato.