Notícias

V Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Barbacena e Região

20 de maio de 2009

Trabalhadores de Barbacena e região participaram, no dia 1º de maio, de uma manifestação na cidade pela garantia de empregos e dos direitos trabalhistas. Com faixas, bandeiras, placas, apitos, e muito barulho, os manifestantes saíram da Praça do Rosário e percorreram o centro da cidade com destino à Basílica de São José.

Na caminhada, representantes dos sindicatos e dos movimentos sociais pediram uma Barbacena com mais igualdade social, sem contas altas, com mais emprego, saúde e moradia. “O que o movimento quer é mostrar ao trabalhador que ele tem força e, se quiser garantir seu emprego, terá que lutar contra o capital, fortalecer seus sindicatos”, afirmou o diretor do Sinpro Minas Dimas Fonseca.

O evento contou com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que tem como bandeiras: o pleno emprego, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, melhores salários, o fortalecimento da organização sindical, a ampliação e universalização dos direitos trabalhistas e previdenciários, a efetiva reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, a universalização das políticas públicas, a ampliação da democracia, a unidade com o movimento social, mudanças na política econômica, paz mundial, o fim do trabalho de menores e adolescentes e do trabalho escravo, e o fim de todo e qualquer tipo de discriminação. 

“Diante da conjuntura atual, que apresenta um cenário de desemprego e dificuldades criada pela crise, o trabalhador luta pela permanência dos direitos trabalhistas adquiridos durante longa caminhada. É preciso conscientizar e mobilizar o povo para que a crise não caia ainda mais sobre seus ombros”, avaliou Ana Paula de Carvalho, agente sindical do Sinpro Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha