Varginha põe educação em debate

Os ‘dilemas da educação brasileira em tempos de crise’ foram debatidos em Varginha, no Sul de Minas, nessa quinta-feira, 19, durante a Conferência Livre, etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2018. Durante o evento, foram definidos os delegados que vão participar da fase nacional da Conape, programada para os dias 24, 25 e 26 de maio em Belo Horizonte.

A Conape tem como objetivo consolidar o Plano Nacional de Educação (PNE) e implementar os planos estaduais, distrital e municipais de educação, monitorando, avaliando e propondo políticas que garantam o direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A Conferência Livre contou com intervenções de Mônica Junqueira Cardoso Lacerda, graduada em História e Pedagogia, diretora do Sinpro Minas e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Minas; Luciano Cavini Martorano, professor de Ciência Política na Unifal-MG; Marina Gissi de Oliveira, discente do curso de Pedagogia da Unifal Campus Alfenas; Gislene Aparecida Alexandre, discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Unifal Varginha; Luize Campos, discente do curso de Geografia da Unifal Alfenas; Lívia Oliveira Vasconcelos, professora da Rede Estadual de Ensino de MG; Marielle Costa, graduada em Geografia, professora do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico no setor privado e na Rede Estadual de Ensino de MG. O evento contou ainda com a participação do professor de Ciências Políticas Luciano Cavini Martorano (Unifal-MG).
A Conferência Livre em Varginha foi organizada pelo Sinpro Minas, pela CTB, pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Fitee) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).