Notícias

Acordo entre Sinpro Minas e Sinep/MG encerra dissídio

13 de agosto de 2014

No dia 13 de agosto, após quatorze reuniões de negociação entre representantes do Sinpro Minas e do Sinep-MG, foi encerrado o processo de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) com o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2014, que têm como data-base 1º de abril.

 

A principal conquista foi o reajuste de 13,07% para o piso dos professores do ensino infantil (0 a 3 anos), o que representa um grande passo para a equiparação dos pisos dessa parcela da categoria. Para os demais segmentos, os salários dos professores serão reajustados em 6,35%, a partir de agosto de 2014, ou seja, a inflação do último período pelo INPC foi reposta e houve um ganho real salarial de 0,7%. Para os meses entre abril e julho, o reajuste salarial foi de 5,62%, contemplando o índice acumulado do INPC desde a última data-base.

 

Houve também alterações na cláusula sobre definições e conceitos, com a explicitação das tarefas que não são dos professores na educação de crianças de 0 a 18 meses e, também, na cláusula sobre pagamento de reuniões nesse segmento.

 

O impasse nas negociações, que levou o Sinpro Minas a ajuizar o dissídio coletivo em 12 de junho, deveu-se à negativa dos donos de escolas em aceitar as reivindicações dos professores de aumento real de salário e de avançar em outras questões. Com a mediação da juíza do TRT-MG, as negociações foram retomadas e resultaram na proposta que foi apresentada e aprovada nas assembleias dos donos de escolas, no dia 11/08 e dos  professores, ocorrida em 12 de agosto.

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha