Notícias

CTB : empoderar as mulheres, caminho para mudar realidade machista

30 de março de 2015

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB Minas, realizou no último final de semana, em Belo Horizonte, o 3 Encontro Estadual das Mulheres. Nossa sociedade apresenta um machismo crescente, assim como a violência contra mulheres, com frequentes assassinatos, além da realidade de salários 30% menores do que o dos homens na mesma função no mercado de trabalho. “Tudo isso gera um impacto, na vida das mulheres e de suas famílias, que precisa ser avaliado por cada um de nós. Precisamos nos organizar e refletir junto com a sociedade e, em especial,  com as próprias mulheres,  para não reproduzirmos mais esta realidade machista”, afirma a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CTB, Ivânia Pereira.

Segundo ela, a proposta do Encontro  foi discutir o contexto atual do país, em que a divisão sexual do trabalho e as relações de poder são situações concretas que levam as mulheres a formularem um conjunto de ações e intervenções que a valorizem cada vez mais. “A ideia é propor formas de atuações cetebista em Minas Gerais. Queremos capacitar e emporderar as mulheres, dando a elas visibilidade nas ações dentro da nossa Central”, explica.

Para Ivânia Pereira, este é um problema antigo, mas possível de mudanças. “A cultura se tornou machista e começou ver a mulher como propriedade do homem quando a sociedade passou a ser dividida em classes. A classe que tem a propriedade dos meios de produção (a propriedade privada dos bens) começou a enxergar a mulher como um ser inferior, sendo governada pelo proprietário dos meios de produção, os homens. A alternativa que temos de alterar a repercussão da violência da vida das mulheres é introduzindo, no conteúdo escolar, esta nova mentalidade. Um bom conteúdo nos livros didáticos, com abordagem diferenciada, da mulher como cidadã de direito, da família como unidade e com compartilhamento das tarefas domésticas dentro das residências, retirando das costas, apenas da mulher, este papel que vira uma dupla jornada de trabalho”, ressalta.

Quando o tema é participação política, a situação parece mais grave. As últimas eleições mostram que a mulher ainda é subrepresentada no parlamento brasileiro, apesar de ser 52% da população e do eleitorado. Ela representa menos de 10%, sendo que o Congresso se mantém masculino, branco e empresarial. Para Ivânia Pereira, as mulheres não estão votando nas mulheres porque o problema começa dentro dos próprios partidos políticos, onde a mulher não tem muita visibilidade. “Os partidos e tudo em seu contexto, como o financiamento de campanha, favorecem os homens, reduzindo drasticamente a possibilidade  de vitória para as poucas candidatas. “Por isso, estamos à frente da Campanha pela Reforma Política Democrática que, entre outras propostas, pede a alternância na lista de candidatura e o fim do financiamento privado, que é a porta aberta para a corrupção. Tudo isso vai favorecer maior visibilidade para a mulher e para outras minorias como o trabalhador rural, o negro e o indígena que também não estão representados no Congresso”, afirma.

Ivânia Pereira acrescenta que outro tema que agrava a realidade da mulher brasileira é a proposta de legalização da Terceirização do Trabalhado, que deve ser votada no Congresso no início deste mês. ” Terceirizar é ruim para todos, mas ainda pior para as mulheres, pois de acordo com dados do Dieese, a maioria do trabalhador terceirizado é mulher e jovem. O terceirizado tem salário muito inferior, perde suas garantias trabalhistas e, muitas vezes, corre mais risco de morte pela falta de investimento na segurança do trabalho. Por isso, a CTB credita que um dos caminhos é o fortalecimento dos sindicatos. Todo trabalhador deve participar das atividades de seu sindicato e lutar junto com sua categoria, pois, caso este Projeto seja aprovado no Congresso, será muito danosa a repercussão na vida de todo trabalhador, em especial, das mulheres e de suas famílias”, finaliza.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha