Notícias

Faculdade Milton CamposSinpro repudia demissões arbitrárias; assembleia será no dia 23

16 de outubro de 2014

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais repudia os atos arbitrários e a falta de diálogo por parte de representantes do Centro Educacional de Formação Superior – CEFOS, instituição responsável pela mantença financeira da Faculdade de Direito Milton Campos. Essa postura desrespeitosa, que culminou em demissões sumárias de professores, tem causado indignação junto à comunidade acadêmica.

Por repetidas vezes, o CEFOS tem descumprido os princípios firmados no Regimento Interno da Faculdade e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no que diz respeito aos critérios e procedimentos para a demissão de professores. Tanto o regimento quanto a LDB preveem que a dispensa de professores deve ser submetida ao Conselho Superior da Faculdade, órgão colegiado e deliberativo formado por professores e diretores da instituição de ensino.

No entanto, três casos que contrariam essa previsão legal se tornaram conhecidos na Faculdade. Em outubro de 2013, um professor foi demitido injustamente, sem que o Conselho tenha avaliado tal decisão. Essa postura arbitrária causou indignação entre os professores e alunos. Em protesto contra a direção da mantenedora e em apoio ao professor, os estudantes não compareceram às aulas por 2 dias.

Para esclarecer o fato, o Sinpro Minas se reuniu com a diretoria do CEFOS, que se comprometeu em rever a demissão, o que não aconteceu. Ainda em outubro, o Sindicato se reuniu com os professores para discutir o assunto e encaminhar as reivindicações da categoria.

Em dezembro de 2013, outro professor, que trabalhava há mais de 10 anos na instituição e era representante sindical, também foi demitido injustamente, por ter se manifestado numa rede social sobre as posturas do CEFOS e sobre temas de interesse dos professores. Essa decisão fere não só o direito à liberdade de expressão, como também a Convenção Coletiva de Trabalho dos professores e a CLT, que determinam a estabilidade do dirigente sindical. Além disso, o próprio Conselho Superior se manifestou contrário à demissão, posição que não foi considerada pelo CEFOS.

Em outubro deste ano, outro professor foi demitido, novamente desrespeitando as previsões legais e o Conselho Superior. Neste caso, o professor, que já estava há mais de 20 anos na Faculdade, foi dispensado por discordar de medidas antidemocráticas por parte do CEFOS.

Para discutir a demissão desse professor advogado na Faculdade Milton Campos, o Sinpro Minas se reuniu com o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, no dia 10 de outubro. Como resultado da reunião, o Sinpro irá pedir a reintegração do docente como professor e a Ordem irá pedir a reintegração em respeito às prerrogativas do advogado. “Nós iremos solicitar a reintegração administrativamente e, se não for possível, faremos via judicial”, afirmou o presidente da OAB/MG.

Desde 2013, o Sinpro Minas tem dado assistência jurídica aos professores demitidos arbitrariamente e tem buscado o diálogo e as medidas legais para garantir os direitos dos docentes.

Com vistas a resolver essa situação, o Sinpro agendou reunião com a diretoria do CEFOS para o dia 20 de outubro, às 18 horas, na Faculdade. Os informes e encaminhamentos dessa reunião serão dados aos professores em assembleia no dia 23 de setembro, 16 horas, na sede do sindicato.

Participe e fortaleça a luta por liberdade e respeito aos direitos dos professores!

Assembleia de professores da Faculdade Milton Campos

23 de setembro – quinta – 16h

Local: Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198 – Floresta)

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha