Notícias

Lançamento do Barão de Itararé em Minas Gerais

3 de abril de 2014

O núcleo mineiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé será lançado no dia 8 de abril, a partir das 19h, do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A atividade inaugural contará com a presença do jornalista e blogueiro Altamiro Borges e terá como tema de discussão “os livros proibidos”, com a presença dos autores de três obras distintas que impactaram os bastidores da política em 2013.

Amaury Ribeiro Júnior, Gilson Reis e Palmério Dória comporão a mesa de debate. Eles escreveram, respectivamente, as seguintes obras: ‘A Privataria Tucana’, ‘Desvendando Minas – descaminhos do projeto neoliberal’ e ‘O Príncipe da Privataria’, todos abordando escândalos políticos que não tiveram repercussão significativa na grande mídia.

Com entrada franca, o evento faz parte do Ciclo de Debates Comunicação, Regulação e Democracia, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Teatro da ALMG fica situado à Rua Rodrigues Caldas, 30, em Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Barão Minas

O Núcleo Minas do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé agrega pessoas que defendem maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país. O panorama atual do setor, caracterizado por concentração da propriedade dos meios de comunicação e atuação comprometida com interesses comerciais, não favorece o exercício do direito à informação por todos os segmentos da população. Direito à informação é o direito que cada cidadão tem de se informar e, ao mesmo tempo, transmitir suas opiniões e pensamentos.

O Núcleo Minas do Barão de Itararé questiona o poder da mídia comercial e valoriza as iniciativas de comunicação alternativa. Além dos jornais, rádios e TVs de caráter comunitário, a comunicação alternativa assume hoje outras feições: jornais e revistas digitais, vídeos, webradios, blogs, agências alternativas de notícias, websites colaborativos, entre outras. Novas mídias e plataformas que desafiam o poder da mídia tradicional. Mídias alternativas que se propõem a garantir o direito à informação através da comunicação plural, diversificada e comprometida com a justiça social e o interesse público.

O Núcleo Minas do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé concentra as suas atividades visando alcançar cinco objetivos:

  • Contribuir para a ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação.
  • Fortalecer os fóruns existentes e incentivar novos espaços de atuação do movimento pela democratização da informação.
  • Reforçar as mídias alternativas, comunitárias e públicas que atuam em Minas Gerais.
  • Investir na formação de novos comunicadores, para que possam atuar em emissoras de rádio e TV comunitárias e blogs progressistas.
  • Realizar estudos sobre o papel da mídia na atualidade, em parceria com a academia e institutos de pesquisa.

Quem foi o Barão?

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé presta homenagem ao jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971), o Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo no país e incansável defensor da imprensa progressista e da ética jornalística. Nos jornais A Manha e Almanaque, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, ele nunca perdeu o seu humor. Itararé é o nome da batalha que não houve entre a oligarquia e as forças vitoriosas na revolução de 1930.

Coletivo Núcleo Barão Minas

Débora Junqueira – ComunicaçãoJaqueline Morelo – FormaçãoLidyane Ponciano – PolíticaMarco Eliel Santos de Carvalho – MobilizaçãoThiago Moraes – Estrutura e organização

Participe!Fanpage:www.baraodeitarare.org.brbaraominas@gmail.com

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha