A comissão de negociação do Sinpro Minas, levando as decisões das assembleias dos professores, realizadas no mês de março, participou ontem, 29/03, de reunião em Juiz de Fora, sede do Sinepe/Sudeste.
O patronal oferece apenas 6,5% de reajuste, o que é insuficiente para recompor a perda inflacionária dos salários nos últimos meses. O Sinpro Minas reitera que não negocia índices abaixo da inflação e que o patamar mínimo autorizado pelos/as professores/as em assembleia para começar a negociar é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até janeiro foi de 11,31% – para a data-base de 1º de fevereiro.
O Sinepe/Sudeste afirmou que não vai indexar o reajuste dos professores à inflação. No entanto, as mensalidades escolares na região tiveram aumento de 12% em média, ou seja, foram indexadas acima da inflação. Dessa forma, o Sinpro Minas considera que não há justificativa para não se reajustar devidamente os salários dos/as professores/as.
Além disso, o patronal propõe o fim do recesso de fim de ano (entre Natal e Reveillon), com o início das férias em 26 de dezembro e o retorno às atividades escolares na última semana de janeiro. Isso é uma afronta ao direito do/a professor/a de usufruir do recesso e das férias escolares, tão necessárias para os/as professores/as iniciarem o ano letivo descansados e revigorados.
Novas assembleias serão convocadas em abril para que o Sinpro Minas possa ouvir os professores.
NENHUM DIREITO A MENOS! SOMOS PROFESSORES/AS E TEMOS VALOR!
OS PROFESSORES MINEIROS NÃO NEGOCIAM PERDAS SALARIAIS!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.