Notícias

Colégio em Três Pontas tem 33% de trabalhadores/as com suspeita de Covid-19 

11 de maio de 2021

Como era esperado, a volta às aulas presenciais tem gerado muita apreensão e um risco à comunidade escolar. Um exemplo é o que está ocorrendo no Colégio Travessia, do grupo Unis-MG, no município de Três Pontas: 12 dos 35 trabalhadores/as foram afastados/as com suspeita de Covid-19. Ou seja, 33% do quadro de funcionários/as. Esses/as trabalhadores/as estão em regime remoto, mas a escola segue funcionando, resistente ao fechamento, mesmo diante desse cenário. O Colégio, até o momento, não tomou providências referente à testagem no quadro de funcionários, uma reivindicação importante para que os/as trabalhadores/as tenham um mínimo de segurança e amparo.

O Sinpro Minas já fez denúncia na Vigilância Sanitária e na Câmara dos Vereadores. De acordo com Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, as análises científicas já previam esse risco com a abertura das escolas. “As escolas são ambientes propícios à contaminação, por serem lugar de aglomeração. Sabemos o quanto os protocolos em si não oferecem proteção a esses/as trabalhadores/as e aos/às estudantes. É lamentável, que mesmo assim, a direção da escola não se sensibilize com a situação”, afirmou.

De acordo com dados divulgados no último boletim da Secretaria de Saúde de Três Pontas, o município já soma um total de 4068 casos de contaminação por Covid-19 sendo que 90 evoluíram para óbito. Com relação à região do Sul de Minas, mais 95 mortes e outros 2.222 novos casos de foram confirmados nesta segunda-feira (10/05) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, a região chega a 178.407 casos confirmados do novo coronavírus, com 4.446 mortes.

Segundo Valéria, infelizmente, o que acontece no Colégio Travessia não é um caso isolado. O Sinpro Minas tem recebido várias denúncias e relatos de professores/as apreensivos com a contaminação no ambiente de trabalho. “Além da sobrecarga de trabalho, a volta às aulas presenciais tem trazido aos/às professores/as também apreensão e medo. Existe um impacto emocional ao se saber que você pode ser contaminado a todo momento”, ressaltou.

O Sinpro Minas segue tomando todas as medidas necessárias para frear os impactos da volta às aulas presenciais na vida dos/as trabalhadores/as. Para isso, é importante que as denúncias de descumprimento de protocolos sejam enviadas ao sindicato. Todas as identidades são preservadas.

 
Foto: Ag. Senado/Reprodução

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha