Notícias

Comissão aponta falhas em protocolo de volta às aulas presenciais

22 de abril de 2021

Ventilação inadequada nas creches e escolas da educação infantil. Falta de testagem nos infectados com a Covid-19 assintomáticos, mas vetores potenciais do vírus. Proximidade entre estudantes com familiares em grupos de risco. Além da não vacinação de professores e funcionários da educação.

Essas foram algumas das falhas encontradas no protocolo formulado pela prefeitura para o retorno das aulas presenciais em Belo Horizonte. Os problemas foram levantados por uma comissão da Emei (Escola Municipal de Educação) Alaíde Lisboa, instalada na UFMG. Conforme o grupo, formado por pais de alunos, servidores da educação e da saúde, os erros nas regras de segurança podem colocar as crianças e os familiares em risco.

“A prefeitura tem feito um bom trabalho frente à pandemia, mas a volta está sendo apressada e algumas etapas importantes estão sendo puladas. A aula presencial é fundamental, mas, com segurança”, defende o professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG Cleiton Lopes Aguiar.

Pai de uma menina de 5 anos, ele diz não ter coragem de deixar a filha frequentar a Emei neste momento e listou alguns dos motivos. Segundo Aguiar, está cientificamente comprovado que a Covid-19 também pode ser transmitida pelo ar.

“Os protocolos não especificam como será a ventilação nas escolas, apenas dizem que as aulas devem ocorrer, preferencialmente, ao ar livre. A aula, contudo, começará no frio. As janelas e portas serão mantidas abertas no frio? Ou os alunos terão aulas ao ar livre com a baixa temperatura?”, questiona.

Além disso, o biólogo cita estudos mostrando boa parte do contágio ocorrendo em casos assintomáticos. No entanto, a PBH não tem proposta para testagem para rastrear possíveis infectados que não manifestaram a doença, mas que transmitem o vírus. “Como a prefeitura monitorará casos da comunidade escolar se não está previsto teste PCR em massa?”, indaga.

“Se quiser pensar em início de aula, precisa vacinar professores e funcionários das escolas. Voltar às aulas é importante. Mas, vacinar e testar, é fundamental. É importante que volte, mas de maneira correta”, argumenta.

Perigo

A comissão ainda aponta o risco de misturar em uma mesma “bolha”, como estão sendo chamados os pequenos grupos de alunos e professores, as crianças mais expostas ao vírus, seja por ter um membro da família trabalhando na linha de frente da pandemia ou por utilizar o transporte público.

Além disso, Aguiar cita as novas variantes, responsáveis por disparar o número de internações de crianças. “Complicado é perder um filho de cinco anos de idade. Não vou mandar a minha (criança) para a escola neste momento. Cada um toma sua decisão. Contudo, as decisões individuais impactam no coletivo”, enfatiza.

As falhas levantadas pela comissão foram repassadas à Secretaria Municipal de Educação (Smed) há mais de um mês. No entanto, ainda não houve retorno dos questionamentos. Procurada pela reportagem de O Tempo, a prefeitura informou que “o protocolo será publicado por meio de portaria da SMSA ainda esta semana”.

Com relação a vacinação dos professores, o executivo destacou que a ordem de imunização é determinada pelo governo federal. “O município não tem autonomia para alterar as ordens de público prioritário indicadas pelo Ministério da Saúde, tendo assim que seguir as regras informadas para a imunização”.

Em BH, as aulas do ensino infantil na rede particular estão autorizadas para a próxima segunda-feira (26) e na rede pública no dia 3 de maio.

Fonte: O Tempo

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha