Notícias

Em greve, professores do Izabela Hendrix respondem à mensagem do reitor

12 de fevereiro de 2020

Nós, professores do Centro Universitário Izabela Hendrix, informamos a todos da comunidade acadêmica que permanecemos em greve, desde terça-feira (11/2), em decorrência dos constantes descumprimentos dos nossos direitos trabalhistas.

Em mensagem de boas-vindas encaminhada aos alunos, o reitor da instituição de ensino, Luciano Sathler, reconhece nosso interesse, dedicação e profissionalismo, além da “competência técnica e profissional, vivência acadêmica e olhar atencioso que entende cada um como um ser humano único”.

No entanto, todo esse empenho dos docentes não tem sido minimamente retribuído. Até o momento, não recebemos os salários de dezembro, as férias (mais 1/3) e o 13º salário, e muitos de nós ainda não recebemos o vencimento de novembro.

Essa situação de atrasos no pagamento e descumprimentos de nossos direitos, como a falta de depósito do FGTS, arrasta-se há anos, gerando um clima de enorme insatisfação entre os professores – realidade que a retórica do reitor busca camuflar.

Vivemos um cenário de grande insegurança, sem saber se amanhã teremos condições financeiras de arcar com nossos compromissos cotidianos. Como manter nossa energia e disposição pela docência, se a instituição de ensino sequer cumpre um dos mais básicos direitos do trabalhador, o de ser remunerado conforme prevê a legislação?

Tentamos, por várias vezes, negociar prazos e soluções com a direção, mas ela não tem se posicionado acerca da resolução das irregularidades – muito pelo contrário, investe na falta de transparência e na tentativa de desunir o conjunto dos professores.

É lamentável perceber como a direção deste Centro Universitário tem promovido um ambiente desmotivante, com reflexos negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Uma postura de total falta de respeito não somente aos professores, como também aos estudantes e a toda a comunidade acadêmica.

É por essas razões que permanecemos em greve, até que a instituição de ensino solucione as pendências trabalhistas e se comprometa a respeitar nossos direitos.

Dessa forma, contamos com o apoio e a compreensão de todos os alunos e de toda a comunidade escolar, para que o mais rápido possível possamos levar adiante a nosso propósito: o de estar em sala de aula com dignidade, qualidade de vida e de trabalho, em prol de um ensino de qualidade e transformador.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha