Notícias

Imunização e protocolos sanitários devem ser aliados no ensino presencial

13 de agosto de 2021

O retorno às aulas presenciais tem sido feito, mesmo que de forma híbrida, nas escolas em Minas Gerais. Depois da inclusão dos/as professores/as como prioridade para a vacinação, temos que reforçar que os protocolos precisam, da mesma forma, ser seguidos rigidamente por todos/as. Este retorno, ainda que parcial, demanda muita cautela e responsabilidade por parte de toda a comunidade escolar. Os índices de contaminação pela covid-19 haviam reduzido nas últimas semanas no Brasil, mas estes dias já mostram nova mudança e o risco iminente de uma nova onda é grande, em função da variante Delta,  presente em várias cidades do país.

Por isso, a orientação dos profissionais da saúde é de que todo mundo se vacine e da forma correta –  essencial que se tome, e no  prazo certo, as duas doses para todas as vacinas (exceto, claro, a de dose única). Os/as professores/as estão vacinados, mas nem todos/as tomaram a segunda dose. Enquanto não houver um prazo de 20 dias da segunda dose, o risco é grande ainda e, assim, todos os cuidados precisam ser  tomados. De acordo com o infectologista  Unaí Tupinambás, membro dos comitês de enfrentamento ao coronavírus da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, a efetividade das vacinas varia entre 88% e 100% contra morte e algumas infecções. “A vacina é, portanto, muito eficaz. Pode acontecer de uma pessoa vacinada ficar doente? Sim. Porém, com uma chance bem menor do que quem não tomou a vacina, e com sintomas bem menores também. É importante que tenhamos esta consciência de que a única forma que temos de sair deste atoleiro é a vacina. Ainda bem que a aceitabilidade no Brasil é grande, comparada com alguns países. A população já conhece nosso Programa Nacional de Imunização, público, criado há quase 50 anos, conhece a seriedade dos técnicos capacitados e reconhecidos internacionalmente. Todos já vimos os excelentes resultados de vacinação contra  outras doenças como, por exemplo,  poliomielite e sarampo. O Brasil já fez ótimas campanhas de imunização. Infelizmente, neste governo, houve redução por tentativa de destruição do nosso Sistema de Saúde. Mas a despeito da falta de gerência,  conseguimos – pesquisadores,  funcionários do SUS etc  –  fazer frente às mentiras sobre a vacinação”, afirma Unaí Tupinambás, que é também professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Unaí Tupinambás

No Brasil, a vacinação tem sido bem aceita pela população, mas ainda é oferecida a passos lentos pelo governo. Em quase meados  de agosto, o país conta ainda com pouco menos de 24% de vacinados com a segunda dose e de 56% com a primeira. Um dado assustador, já que a imunização é a única forma de combatermos a propagação da covid-19. Segundo o infectologista, quanto mais gente vacinada, menos chance de surgirem novas variantes. “A cepa Delta, preocupante neste momento, ainda é uma incógnita para todos nós. Só  o tempo poderá nos dizer. Por isso, é fundamental continuar mantendo cuidados para impedir uma tragédia ainda maior”, ressalta o infectologista.

Dessa forma, é importante reforçar que a volta às aulas presenciais precisará contar com todos os/as trabalhadores/as da educação vacinados/as  com a segunda dose e que a escola e comunidade escolar deverão seguir rigidamente os protocolos. “Esta sempre foi a defesa do  Sinpro  Minas. Temos lutado  pela participação do sindicato na formulação dos protocolos, para assegurar seu cumprimento e garantir a segurança da categoria e da comunidade”, afirma a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato.

Segundo orientações do infectologista Unaí Tupinambás, mesmo com a imunização, é importante manter medidas de afastamento, higienizar sempre as mãos e usar máscaras até o final do ano para tentar impedir a  circulação do vírus. “O ideal, para o ambiente da escola, é usar duas máscaras de pano com duas faces cada uma delas, cobrindo bem nariz e boca. E a troca desta máscara deve ser a cada duas horas, para professores/as, alunos/as e demais funcionários/as da escola”, diz, ao parabenizar coletivos, associações de bairros, sindicatos etc, que fazem campanha junto à população e levam informação e também doam máscaras, álcool em gel etc.

 O infectologista também acredita que as escolas e os/as professores/as deveriam  pensar no uso do microfone dentro da sala de aula. “Assim, o/a professor/a  pode falar  mais baixo, expelindo menos saliva. As salas precisam ser bem ventiladas, janelas abertas e se tiver ventiladores, usar na opção exaustor, pois quanto mais troca de ar no ambiente, menor a chance de contaminação. Os/as professores/as não devem fazer o lanche, do seu intervalo, na sala com outros/as colegas. Precisam buscar espaços abertos, ambientes externos. As escolas também precisam usar os ambientes mais abertos, como quadras, áreas externas para ser sala de aula, claro, preservando o conforto e a segurança”, afirma.

 A realidade no Brasil e no mundo ainda é alarmante. Em  nosso país, infelizmente, já  passamos de 560 mil mortes. O único caminho ainda é a vacinação e seguir os protocolos, como isolamento social. “Não é hora de relaxar. Evite ambientes fechados, aglomerações, mantenha sempre dois metros de distância de outra pessoa. Já basta o transporte coletivo, que é caótico. Precisamos manter estas medidas até o final do ano”, finaliza Unaí Tupinambás.

Foto: Brasil de Fato (reprodução)

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha