Notícias

No fim de 2021, Zema assinou cinco acordos com mineradoras para ampliar extração

13 de janeiro de 2022

Movimento denuncia que Romeu Zema tem favorecido setor minerário, colocando a população do estado em risco constante

Nesta semana, a apatia do governador de Minas Gerais diante do sofrimento das cidades afetadas pelas chuvas foi destaque na imprensa. No entanto, a falta de propostas, soluções e apoio não é a postura de Romeu Zema (Novo) quando o interesse é das mineradoras.

Ao longo de sua gestão, o setor minerário tem sido prioridade do governo. Ainda no primeiro ano de mandato, o governo enfrentou uma grande pressão para acelerar o licenciamento de diversos projetos de mineração no estado. Em 2019, Minas sediou uma das maiores tragédias socioambientais do país, com o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale.

Apesar disso, a parceria entre governo e mineradoras só se estreitou nos últimos anos. Em 2021, Romeu Zema se empenhou em assinar diversos acordos e protocolos de intenções com mineradoras, a maioria deles prevendo a ampliação da extração nas minas.

Ao contrário da propaganda positiva que o governo sustenta sobre os acordos, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) avalia que, com a mineração predatória, a economia de Minas está regredindo. “O que temos visto é um processo de primarização profunda e desindustrialização da economia de Minas, que retoma o projeto de Minas Gerais como polo de exportação de commodities”, explica Luiz Paulo Siqueira, um dos coordenadores do MAM.

Luiz também alerta que o aumento extraordinário e sem controle da extração em Minas Gerais coloca a população em risco constante. Ele afirma que o impacto na saúde é grave nos territórios minerados, seja por causa da contaminação da água e do solo com os metais pesados ou pelo ambiente de trabalho insalubre que é mineração. Em muitos municípios, a população sofre com a falta de água provocada pela atividade minerária.

De acordo com o último boletim divulgado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), das 47 barragens de rejeitos em risco iminente de rompimento (classificadas em nível 1, 2 e 3), 42 estão em Minas Gerais. Algumas minas dessas barragens, como Serra Azul em Itatiaiuçu e Fábrica em Congonhas, serão beneficiadas com os acordos de ampliação da atividade minerária assinados pelo governador.

Conheça os cinco acordos firmados em novembro de 2021 entre Romeu Zema e as mineradoras:

04/11/21

Romeu Zema autoriza expansão da extração de nióbio em Araxá

O governador assinou um acordo com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e aprovou a expansão da extração de nióbio em Araxá, passando de 100 para 150 mil toneladas por ano.

Apesar do robusto retorno financeiro que a expansão trará para a empresa, a ampliação da extração vai gerar apenas 133 empregos diretos no município, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Estado.

Para Luiz Paulo Siqueira, do MAM, não há novidades, já que é padrão do setor minerário é propagandear falsamente a abertura de inúmeros postos de trabalho para conseguir implantar ou ampliar seus projetos. No entanto, segundo ele, a realidade trabalhista dentro das empresas é de precarização, desvalorização, acidentes e diminuição dos postos de trabalho.

“Há uma mecanização crescente no setor da mineração, diminuindo a dependência de força de trabalho e garantindo lucros ainda maiores para as empresas”, explica.

05/11/21

No aniversário de seis anos do crime no Rio Doce, Zema fecha parceria com a Vale

No dia em que rompimento da barragem em Mariana – de responsabilidade da Samarco, controlada pelas mineradoras Vale e BHP Billiton – completou seis anos, o governador de Minas assinou um protocolo de intenções com a New Steel, subsidiária da Vale. O documento prevê a implementação de pilhas estéreis de rejeito em três minas da empresa:  Fábrica, em Congonhas; Fazendão, em Mariana; e Vargem Grande, em Itabirito. O projeto prolongará em 20 anos a vida útil das minas.

Na mesma data, Zema publicou em sua conta no Twitter uma nota sobre o aniversário do crime. O governador afirmou que não estava satisfeito com a morosidade do processo de reparação e que por isso reiniciaria uma nova repactuação do acordo.

Tanto a proposta de repactuação com os atingidos no Rio Doce, quanto o acordo de reparação firmado entre governo, Vale e instituições de Justiça sobre o crime em Brumadinho, são criticados pelas comunidades atingidas, que não foram consultadas sobre os processos.

09/11/21

Em evento de sustentabilidade, Anglo American e Zema assinam acordo

Outro acordo firmado pelo governo é do investimento de R$ 4,4 bilhões anunciado pela Anglo American. O recurso será utilizado em ações irão beneficiar a própria empresa, como pavimentação de vias de acesso usadas pela mineradora. Em contrapartida, o governo de Minas fornece o aval para a ampliação das atividades do projeto Minas-Rio, em execução desde 2014.

Segundo Luiz Paulo, do MAM, apesar do documento ter sido firmado durante um evento internacional de sustentabilidade, a preocupação da mineradora com a reparação ambiental causada por sua atividade é aquém da publicidade. “A reparação dos impactos gerados por esse projeto e as condicionantes que foram colocadas no processo de licenciamento não foram cumpridas. Comunidades atingidas, por exemplo, almejam o reassentamento porque não suportam mais conviver com a poeira, o barulho e o medo da barragem romper”, relata.

“Diversas comunidades estão ficando sem água e já são abastecidas por caminhões pipa. Mas tem semana que o caminhão não chega, tem semana que chega com água suja”, denuncia.

11/11/21

Governo abre parceria privada do Palácio das Artes com mineradoras

Em ano de lucro recorde para mineração, a AngloGold Ashanti se tornou patrocinadora da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. Ao contrário do setor cultural, a mineração não paralisou suas atividades presenciais durante a pandemia. O que, de acordo com Luiz Paulo, refletiu em um grande número de contágios e óbitos de trabalhadores do setor por covid-19.

Nos quase dois anos de pandemia, a exportação e arrecadação do setor minerário bateu recorde. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), de janeiro a setembro de 2021, o faturamento das mineradoras no Brasil foi de R$ 258 bilhões, 104% a mais que no mesmo período de 2020. As exportações minerais brasileiras tiveram um aumento de 84% em 2021 se comparado ao ano anterior.

“Esse lucro é fruto dessa política ultraneoliberal do governo Bolsonaro e Zema, que enfraquece as instituições de controle e fiscalização, e enfraquece a moeda nacional, prioriza o mercado internacional e explora os trabalhadores” avalia Luiz Paulo.

24/11/21

Com aval de Zema, mineração vai triplicar em Itatiaiuçu

O governador assinou acordo com a ArcelorMittal e concedeu a triplicação da extração na mina Serra Azul, em Itatiaiuçu. A produção vai passar de 1,6 milhão de toneladas por ano para 4,5 milhões de toneladas por ano de minério de ferro.

A barragem da mina Serra Azul, localizada no município, é uma das 42 estruturas em risco de rompimento em Minas Gerais. De acordo com o site da empresa, a barragem está desativada desde 2012 e os rejeitos agora são dispostos pela técnica de empilhamento a seco. No entanto, desde 2019 dezenas de famílias do município seguem desalojadas por causa do risco de colapso da estrutura.

O documento firmado pelo governo, também prevê a duplicação da produção de aço em João Monlevade. “Temos avançado naquilo que é possível para desburocratizar vários procedimentos, atender o setor privado com mais agilidade e simplificarmos muitas normas”, declarou o governador na época.

Fonte: Brasil de Fato Minas Gerais / Foto: Mídia Ninja 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha