Notícias

Sinpro Minas repudia desmonte da Rádio Inconfidência

11 de abril de 2019

O Sinpro Minas, entidade que representa os professores do setor privado do estado, condena, de forma veemente, o desmonte de um dos maiores patrimônios do povo mineiro: a Rádio Inconfidência.

Recentemente, o governo Zema anunciou a extinção da frequência AM da emissora pública, bem como a demissão de dezenas de funcionários, inclusive concursados.

Trata-se de um gesto inequívoco de desrespeito à memória e à cultura do nosso estado. Fundada em 1936, a emissora alcança hoje todas as cidades mineiras, além de outros estados brasileiros e países da América Latina, o que a levou a ficar conhecida como “o Gigante do Ar”. Com prestação de serviços de utilidade pública e pelo seu dedicado trabalho, acumulou inúmeros prêmios de jornalismo ao longo de sua história.

No atual cenário da radiodifusão no país, a Inconfidência é uma das poucas emissoras que oferta uma programação com cultura, educação e cidadania, conforme prevê a Constituição Federal, além de se dedicar exclusivamente à música popular brasileira, regional e nacional – algo distante de ser observado nas rádios comerciais.

Nesse contexto, a Inconfidência representa um espaço ímpar na promoção do direito constitucional da sociedade à informação de qualidade, reconhecida pelo povo mineiro e referência nacional e internacional.

Não restam dúvidas de que essa decisão da administração atual é mais uma que promove o desmonte dos serviços prestados pelo Estado, com sérios prejuízos para o povo mineiro. Revela um desapreço com o que é público e, portanto, pertence a todos os cidadãos.

Dessa forma, o Sinpro Minas reitera o seu repúdio a mais essa posição do governo Romeu Zema. O sindicato também espera que demais autoridades no estado, como parlamentares e o próprio Ministério Público, manifestem-se publicamente contra esse quadro de evidente desrespeito a direitos do cidadão e dos trabalhadores da emissora.

Em nome de um projeto de governo – privatista, diga-se de passagem –, Minas não pode perder um bem do Estado, um serviço público de qualidade pertencente a toda a sociedade.

Diretoria do Sinpro Minas

_______________________

19-4-10-fica-inconfidência-audiência-almg-2-espichada-660x330

Depoimento do radialista Ricardo Parreiras que trabalha na Inconfidência desde 1948:

Depoimento do jornalista Rubem-Ur Rocha: 


 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha