Notícias

Sinpro Minas repudia volta às aulas presenciais em escolas de Divinópolis

10 de novembro de 2020

O Sinpro Minas repudia a decisão de algumas escolas particulares em Divinópolis de retornar às aulas presenciais, diante da pandemia do novo coronavírus.

O anúncio, feito nesta semana pelas instituições de ensino, desrespeita a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (CCT-MG), bem como a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do dia 23/10, que suspendeu a volta às aulas presenciais nas cidades de todo o Estado (com exceção de Juiz de Fora).

O retorno precipitado por parte dessas instituições, sem condições de segurança, também coloca em risco a saúde de parcela expressiva da comunidade escolar, entre pais, alunos, professores e familiares, já que o quadro pandêmico na cidade não está controlado. De acordo com o boletim epidemiológico dessa segunda-feira (9/11), a taxa de transmissão da doença em Divinópolis está em 1,14 – nível amarelo, de alerta.

Representa um desrespeito a toda a população do município e aos esforços que têm sido feitos para reduzir os riscos de propagação da doença. Evidencia-se, com isso, uma prevalência do viés econômico e empresarial, em detrimento do direito à vida e do interesse público.

Diante disso, o Sinpro Minas já acionou a Justiça, com a finalidade de corrigir o erro dessas instituições de ensino, bem como fazer valer os direitos dos professores previstos na Convenção Coletiva de Trabalho e a decisão do TJMG.

Sabemos da importância e da necessidade do ensino presencial, mas defendemos o seu exercício em condições seguras para toda a comunidade escolar – algo que não existe atualmente em Divinópolis.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha