Grupo Nós homenageia Rubem Alves, João Ubaldo e Suassuna
Com trechos dos escritores Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, o Grupo Nós de Teatro mais uma vez emocionou o público que participou do Sarau Literário promovido pelo Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas (Deasinpro), no dia 26 de setembro, na sede do Sindicato, em Belo Horizonte.
O Grupo Nós, criado há cinco anos, é formado por integrantes em sua maioria na terceira idade. O ator mais velho tem 91 anos. “Promovemos o sarau com esse grupo que já se tornou um parceiro do sindicato na intenção de fazer a integração dos aposentados com o sindicato. Entendemos que a cultura é um instrumento importante para isso”, afirma a diretora do Deasinpro, Antonieta Shirlene.
Alzira Reis, diretora do Sinpro e atriz do Grupo Nós, explica a importância em preservar a cultura do sarau, encontros muito populares no século 19, que vem sendo redescoberto. “O sarau surgiu como uma prática da literatura romântica, quando as famílias ofereciam confraternizações nas casas com o objetivo de apresentar as moças que queriam se casar, havia música, poesia e recitais. Estamos preservando essa prática de encontros para compartilhar poesias, músicas, onde as manifestações artísticas ganham destaque”, explica.
No sarau literário, o grupo Nós fez uma homenagem aos três grandes autores brasileiros que a literatura perdeu este ano. Para a diretora do grupo, Ana Amélia Cabral, a lição que ficou do estudo sobre os autores pode ser traduzida pela citação constante do escritor Rubem Alves: “carpe diem”, que quer dizer “colha o dia”. “Precisamos viver o hoje, o amanhã a gente não sabe, então “carpe diem”, recomenda.
“Ja´tive medo de morrer. Não tenho mais. Tenho tristeza. A vida é muito boa. Mas a Morte é minha companheira. Sempre conversamos e aprendo com ela. Quem não se torna sábio ouvindo o que a Morte tem a dizer está condenado a ser tolo a vida inteira.”
Rubem Alves.
“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado”.
Ariano Suassuna
“Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo”.
João Ubaldo Ribeiro
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.