Notícias

Poesia na terceira idade

2 de outubro de 2014

Grupo Nós homenageia Rubem Alves, João Ubaldo e Suassuna

 

Com trechos dos escritores Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, o Grupo Nós de Teatro mais uma vez emocionou o público que participou do Sarau Literário promovido pelo Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas (Deasinpro), no dia 26 de setembro, na sede do Sindicato, em Belo Horizonte.

 

O Grupo Nós, criado há cinco anos, é formado por integrantes em sua maioria na terceira idade. O ator mais velho tem 91 anos. “Promovemos o sarau com esse grupo que já se tornou um parceiro do sindicato na intenção de fazer a integração dos aposentados com o sindicato. Entendemos que a cultura é um instrumento importante para isso”, afirma a diretora do Deasinpro, Antonieta Shirlene.

 

Alzira Reis, diretora do Sinpro e atriz do Grupo Nós, explica a importância em preservar a cultura do sarau, encontros muito populares no século 19, que vem sendo redescoberto. “O sarau surgiu como uma prática da literatura romântica, quando as famílias ofereciam confraternizações nas casas com o objetivo de apresentar as moças que queriam se casar, havia música, poesia e recitais. Estamos preservando essa prática de encontros para compartilhar poesias, músicas, onde as manifestações artísticas ganham destaque”, explica.

 

No sarau literário, o grupo Nós fez uma homenagem aos três grandes autores brasileiros que a literatura perdeu este ano.  Para a diretora do grupo, Ana Amélia Cabral, a lição que ficou do estudo sobre os autores pode ser traduzida pela citação constante do escritor Rubem Alves: “carpe diem”, que quer dizer “colha o dia”. “Precisamos viver o hoje, o amanhã a gente não sabe, então “carpe diem”, recomenda.

 

 

Citações dos autores

 

“Ja´tive medo de morrer. Não tenho mais. Tenho tristeza. A vida é muito boa. Mas a Morte é minha companheira. Sempre conversamos e aprendo com ela. Quem não se torna sábio ouvindo o que a Morte tem a dizer está condenado a ser tolo a vida inteira.”

Rubem Alves.

 

“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado”.

Ariano Suassuna

 

“Já estou chegando, ou já cheguei, à altura da vida em que tudo de bom era no meu tempo”.

João Ubaldo Ribeiro

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha