Notícias

Professores aceitam proposta de reajuste pelo INPC

30 de maio de 2015

Em assembleia, no dia 30 de maio, no Sinpro Minas, em Belo Horizonte, os professores aprovaram a proposta patronal de recomposição salarial pelo INPC, que representa um reajuste de 8,42% sobre o salário de abril/15 para os professores de todos os segmentos e a manutenção das conquistas. Portanto, o acordo para a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sinep/MG poderá ser fechado de imediato e a proposta específica sobre o ensino infantil aguardará uma nova assembleia a ser realizada até o final do mês de junho.

A assembleia deliberou também que até a próxima assembleia o sindicato continue a consultar os professores do segmento infantil sobre a proposta do Sinep/MG. Para todos professores que trabalham com crianças de 0 a três anos, a proposta prevê, além do reajuste pelo INPC (8,42%), um aumento real de 9,11% desde que, no segmento de 0 a 18 meses, o período de férias e recesso dos docentes possa ser flexibilizado.

 “Uma das reivindicações da categoria é a elevação e equiparação dos pisos do segmento infantil, mas para isso o Sinep/MG exige uma contrapartida. Na próxima assembleia, precisamos contar com maior presença dos professores da educação infantil para uma análise mais criteriosa da proposta”, afirma a vice-presidente do Sinpro Minas, Valéria Morato.

 O diretor Newton de Souza, que faz parte da comissão de negociação com o Sinep/MG, fez esclarecimentos sobre a proposta e falou sobre a conjuntura que envolve as campanhas reivindicatórias. “Nós temos uma pauta histórica, mas os donos de escolas se recusam a discutir. Diante do impasse, recorremos à Justiça do Trabalho, mas os dissídios coletivos não são julgados. A proposta do Tribunal Regional do Trabalho também seria somente o INPC, portanto é preciso acumular forças para elevarmos as campanhas para outro patamar”, disse.

 “O piso salarial do ensino infantil é muito diferente dos demais. Uma hora de trabalho vale menos que um pacote de fraldas”, desabafou uma professora durante a assembleia. O piso do segmento infantil na CCT do Sinep/MG é de R$ 10,12. A proposta patronal é um aumento real de 9,11%, somados ao reajuste pelo INPC, o que elevaria o piso para R$ 11,97.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha