
Diante da dificuldade em se chegar a um acordo que atenda às reivindicações dos professores de Belo Horizonte e demais cidades de abrangência da CCT MG, o Sinpro Minas solicitou audiência de mediação ao Tribunal Superior do Trabalho (TRT). A mediação foi marcada para a pŕoxima terça-feira (27), às 16 horas, na sede do TRT em Belo Horizonte (Av. Getúlio Vargas, 225 – Funcionários).
Em assembleia realizada neste sábado (24), os professores deliberaram por uma manifestação durante a audiência, em frente ao TRT. “É uma forma de mostrar à Justiça a indignação da categoria e o descaso que os donos de escola têm demonstrado durante as negociações da CCT”, afirmou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.
O pedido de mediação foi autorizado pela categoria na última assembleia, caso as negociações não avançassem. Foi o que ocorreu na quarta-feira (21). De acordo com Valéria, o patronal continuou insistindo em reajustar apenas o equivalente ao INPC, de forma parcelada: “Não houve qualquer alteração no discurso, e nossa pauta não foi contemplada.”
Para a direção do sindicato, é fundamental a presença dos professores, familiares, estudantes e todos que valorizam a Educação. “O que pedimos é justo, necessário e possível”, lembrou a presidenta. “É hora de mostrarmos a unidade da categoria e reafirmarmos o quanto nosso trabalho é essencial para que o direito à educação de qualidade seja de fato realidade.”
Saúde mental
Durante a assembleia, a categoria denunciou as condições de trabalho precárias que têm levado a casos de adoecimento. De acordo com Daniel Coelho, diretor do Sinpro Minas, os professores enfatizaram as questões relacionadas à saúde mental, e afirmou: “são reivindicações que estão em nossa pauta e não são econômicas, mas mesmo assim o patronal ignora.”
Entidade filiada ao


O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.