Sinpro Minas se reúne com a direção da CNEC em Brasília

8 de abril de 2016

O Sinpro Minas participou, juntamente com a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), de reunião com a direção da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), mantenedora de várias escolas e faculdades em diversas regiões do país. Na reunião, ocorrida no dia 5 de abril em Brasília, quando foi discutida a situação de atrasos salariais, 13º, férias e 1/3 de férias, em todas as instituições mantidas à CNEC, instituição que possui mais de 8 mil funcionários. A presença do Sinpro Minas se deu na tentativa de resolver todos os descumprimentos trabalhistas com os professores das unidades da CNEC em Minas Gerais.

A reunião com a direção geral da instituição foi solicitada pela Contee diante das dificuldades enfrentadas pelos sindicatos em negociar com as direções regionais da CNEC, pois os mesmos alegam não ter autonomia. Além dos questionamentos sobre a falta de pagamentos e parcelamentos de rescisões contratuais, foi solicitada uma proposta nacional para quitação dos passivos trabalhistas; assim como esclarecimentos sobre o atraso nos depósitos do FGTS.

Após a apresentação da pauta pelos sindicatos presentes na reunião, os representantes da CNEC falaram sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição, que passa por questões financeiras, e se colocaram a disposição para negociar os passivos trabalhistas existentes. No entanto, se recusaram a apresentar uma proposta nacional, pois alegam que cada escola tem sua especificidade. De qualquer forma, se colocaram à disposição para abrir um canal de negociação diretamente com a superintendência nacional da CNEC em Brasília, inclusive nas ações judiciais já ajuizadas pelas entidades.

Neste sentido, a orientação da Contee é que os sindicatos oficializem à direção Nacional da CNEC, fazendo menção a reunião realizada pela Contee, relatando os seus problemas e apresentando pleitos, tais como pagamentos das multas por atrasos de salários e 13ª e férias em dobro, FGTS, dentre outros, o que será feito pelo Sinpro Minas.