O programa Extra-Classe deste sábado (29/11) vai abordar o uso das tecnologias assistivas para favorecer a inclusão escolar de alunos com deficiência. Ainda pouco conhecidos, esses recursos visam permitir a acessibilidade pedagógica dos alunos às diversas atividades do cotidiano escolar, visando garantir o direito à educação inclusiva, previsto em legislações nacionais e convenções internacionais. São exemplos de tecnologias assistivas os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros. Um recurso assistivo para a comunicação entre surdos e ouvintes é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tratar de inclusão na prática, essa edição do Extra-Classe é acessível para a comunidade surda, pois está todo traduzido em Libras.
Para conversar sobre o assunto,, conversamos na entrevista de estúdio com Kátia Regina da Silva, professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e integrante do Observatório Nacional de Educação Especial. A reportagem apresenta pontos de vista de professores que participaram do XI Ciclo de Debates sobre Educação Inclusiva, realizado em setembro na UFMG. O evento reuniu docentes de todo o Brasil para pensar os caminhos para que a escola seja um espaço mais aberto à diversidade. A reportagem mostra, ainda, a experiência das Salas de Recursos Multifuncionais, que fazem parte do programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), política do governo federal para promover a inclusão nas escolas brasileiras. Assista, neste sábado, 8h da manhã, na TV Band Minas, ou na TV Comunitária de BH, quarta (11h), sexta (13h30) e sábado (15h30). É possível assistir as edições anteriores do programa Extra-Classe em www.yotube.com/sinprominas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.