Sindicalize-se

Fortaleça a sua categoria!

Para se sindicalizar ao Sinpro Minas, é necessário que o professor (a) esteja em pleno exercício da profissão em alguma instituição de ensino da rede privada de Minas Gerais (exceto da cidade de Juiz de Fora).

A sindicalização pode ser feita pessoalmente, em qualquer sede do sindicato, ou enviando a documentação completa e legível pelo correio ou digitalizada por e-mail.

Para os professores que residem em BH e demais cidades atendidas por BH, o e-mail para envio da documentação é recepcao@sinprominas.org.br.

Para os professores que residem no interior, a documentação deverá ser encaminhada para o e-mail da regional responsável pelo atendimento na região (clique aqui e confira o contato das regionais).

Documentos necessários para sindicalização:

  • Carteira de Trabalho Digital, no formato PDF (acessar o aplicativo “CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL”, clicar em enviar carteira de trabalho, selecionar todos os dados da carteira e por fim no símbolo do Adobe PDF). O documento gerado deverá estar com data atual;
  • Carteira de identidade e CPF;
  • Último contracheque, referente a cada contrato de trabalho vigente, como professor (a);
  • Ficha de sindicalização (devidamente preenchida e assinada / clique aqui e acesse o PDF preenchível);
  • Termo de autorização (devidamente preenchido, sem rasuras e assinar as 3 vias/ clique aqui e acesse o PDF preenchível).

 

A importância da sindicalização

Ao sindicalizar-se, o professor fortalece e amplia a representação da categoria, dando ao sindicato mais força para lutar pela manutenção das conquistas, ampliação dos direitos e por melhores condições de trabalho e vida para todos.

Aos sindicalizados, o Sinpro Minas oferece assessoria jurídica, previdenciária, convênios, bolsas de estudos (de acordo com critérios estabelecidos nas CCT’s), descontos em cursos, além de vários outros benefícios.

Entre as diversas atividades desenvolvidas, o sindicato também atua:

  • Nas negociações com os sindicatos patronais, para a celebração das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s), garantindo conquistas sociais e econômicas;
  • Na representação política da categoria, participando das ações de cidadania ou de denúncias de atos contra os direitos dos trabalhadores e da sociedade;
  • No fortalecimento da categoria, unindo os professores em torno de interesses comuns;
  • Na fiscalização do cumprimento das conquistas da categoria;
  • Na promoção da cultura e na atualização profissional, por meio da oferta de cursos, palestras e oficinas;