Duas reportagens do Programa Extra-Classe, do Sinpro Minas, receberam o primeiro e o segundo lugar na Categoria TV, no Prêmio ADEP-MG de Jornalismo. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na sexta-feira (19/09), na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Foram nove reportagens vencedoras nas três categorias do concurso: Rádio, TV e Impresso. A reportagem “Direitos da população de rua”, assinada pelo jornalista do Sinpro, Saulo Martins, ficou com a primeira colocação. O segundo lugar foi para a reportagem “Estatuto do Idoso”, assinada pela jornalista do Sinpro, Nanci Alves.
O programa Extra-Classe é produzido pelo Sinpro Minas e veiculado na TV Band Minas, todos os sábados, das 8h às 8h20 da manhã. Há mais de seis anos no ar, exibe entrevistas de estúdio e reportagens sobre educação, trabalho, cidadania, movimentos sociais, meio ambiente, cultura, entre vários outros temas da atualidade sob o ponto de vista dos professores. Apresenta, ainda, a cobertura de eventos realizados ou apoiados pelo Sinpro Minas e uma agenda com dicas de atividades culturais e cursos voltados para a formação dos professores.
Lutar com as palavras
Ao abrir o evento, que reuniu defensores públicos, jornalistas e apoiadores do projeto, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, destacou a palavra como importante instrumento de luta. “Nós, defensores públicos e jornalistas, trabalhamos e lutamos com as palavras. Nas nossas profissões, nos deparamos com iniquidades, censura, desigualdade e pobreza. Vemos o sofrimento feito de carne e sangue”.
Segundo o presidente da ADEP-MG, a luta com as palavras, ao citar Carlos Drummond de Andrade, pode parecer ser “sem fruto”, porém consegue se destacar quando há profissionais que estão dispostos a transformar a realidade. “Os trabalhos premiados no I Prêmio ADEP de Jornalismo contribuíram para despertar a consciência cidadã e destacar a atuação da Defensoria Pública como instituição de transformação social. Parabéns aos que aceitaram o desafio de lutar com as palavras, e como Carlos Drummond de Andrade, venceram”, finalizou Eduardo Cavalieri.
A Defensora Pública Geral, Christiane Neves Procópio Malard, parabenizou os premiados e a iniciativa da ADEP-MG na realização do concurso. Para a Defensora Pública Geral, “se hoje, a população conhece mais a Defensoria Pública, tem mais conhecimento dos serviços prestados pela Instituição e de seus direitos, sem dúvida alguma, os veículos de comunicação têm grande participação nessa conquista que beneficia, principalmente, os cidadãos necessitados”, destacou Christiane Neves Procópio Malard.
Reportagens vencedoras do Programa Extra-Classe/Sinpro Minas:
Categoria TV
1º lugar: Saulo Esllen Martins da Cruz – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Direitos da população de rua”
Equipe: Cecília Alvim, Denilson Cajazeiro, Nanci Alves, Eduardo Gomes, Jocasta Luiza, Bruno Carvalho e Débora Junqueira.
2º lugar: Nanci Batista Alves – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Estatuto do Idoso”
Equipe: Cecília Alvim, Denilson Cajazeiro, Saulo Martins, Eduardo Gomes, Jocasta Luiza, Bruno Carvalho e Débora Junqueira.
Prêmio
O Prêmio ADEP-MG de Jornalismo teve o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais, Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Associação Mineira dos Jornais Diários do Estado (AMJ), e contou ainda com o patrocínio do Porto Seco Sul de Minas.
Reportagens vencedoras
Confira os vencedores em ordem alfabética do Prêmio ADEP-MG de Jornalismo:
Categoria TV
Saulo Esllen Martins da Cruz – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Direitos da população de rua”
Nanci Batista Alves – Sinpro Minas / TV Band Minas
“Estatuto do Idoso”
Renata Ferreira Tavares – TV Paranaíba – Rede Record
“7º Mutirão Direito a Ter Pai”
Categoria Rádio
Dessirée Miranda Corrêa de Araújo dos Santos – Rádio Inconfidência
Mutirão do casamento homoafetivo em Belo Horizonte
Leandro Aislan de Carvalho – Rádio BandNews FM
“Órfãos da Justiça”
Priscila Mendes – Rádio Itatiaia
“Judicialização na Saúde – Conflitos e Soluções”
Categoria Impresso
Bruno de Carvalho Moreno – Jornal Hoje em Dia
“Copa sem Escola”
Johnatan Ricardo Casto dos Santos – Jornal O Tempo
“Faltam defensores públicos em 65% das comarcas”
Thiago Sapag Ricci – Jornal Metro
“Terra de Discórdia”
Com Adep-MG
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.