O professor Robson Araújo lança, nesta segunda-feira (17/4), em Belo Horizonte, o livro “Filosofia entre os ameríndios brasileiros: em meio ao plausível e ao justificável”.
A obra representa um percurso de luta para o reconhecimento dos saberes indígenas no aspecto filosófico, tema geralmente não contemplado nas comunidades acadêmicas. “Apesar de encontrarmos exceções nesse reconhecimento, não enxergamos uma ocupação razoável do espaço para questionamentos, ou seja, são saberes mais tolerados e simplesmente apresentados como curiosidades do que analisados e pesquisados sistematicamente”, aponta o prefácio do livro.
De acordo com o autor, a cultura dos povos originários do Brasil concebeu uma visão de mundo que se mostra necessária. “É o objetivo principal desse ensaio: discutir o pensamento indígena brasileiro sob o aspecto da pertinência, ou não, dessa cultura nativa e proporcionar material filosófico digno de estudo”, diz o professor Robson Araújo, na introdução da obra.
Licenciado em Química, mestre em História das Ciências, bacharel em Filosofia e especialista em Temas Filosóficos pela UFMG, Robson Araújo atuou durante décadas como professor na rede privada de ensino e já foi diretor do Sinpro Minas. Atualmente, desenvolve pesquisa na área do cinema e da história das ideias.
O lançamento será a partir das 19 horas, na sede do Sinpro Minas (Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH).
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.