
Em assembleia realizada no dia 23 de maio, professores e professoras de Idiomas demonstraram indignação com a proposta patronal que precariza as condições de trabalho da categoria. Eles a rejeitaram por unanimidade e ressaltaram que não vão aceitar retrocessos na campanha reivindicatória deste ano.
De acordo com a proposta, os donos de escolas de Idiomas propuseram o absurdo de acabar com a indenização referente à resilição parcial e retirar a multa de rescisão imotivada prevista na atual Convenção Coletiva. Eles também disseram que querem alterar de forma prejudicial o período de férias dos professores e aumentar o número de workshops, sem contrapartida financeira.
Para piorar a situação, os donos de escolas querem ainda condicionar a oferta de cursos de formação à permanência do professor na instituição de ensino por até 2 anos. Além disso, o patronal defende que a homologação seja feita na escola e não no sindicato, na tentativa de mascarar irregularidades praticadas pelas instituições de ensino.
Na rescisão do contrato de trabalho, são vários direitos que precisam ser conferidos e bem calculados, e os homologadores do sindicato fazem esse trabalho. Com isso, garante-se que os direitos trabalhistas conquistados com muita luta pela categoria sejam preservados.
Para a diretoria do Sinpro Minas, a proposta patronal representa um enorme retrocesso e um desrespeito à dedicação dos professores e professoras de Idiomas. “Não podemos aceitar tamanha desvalorização do nosso trabalho. É um absurdo o que eles querem fazer com nossas conquistas. Reivindicamos valorização profissional, e vamos ampliar a mobilização para mostrar mais uma vez que estamos unidos na luta por melhores condições de vida e trabalho”, ressaltou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.
Uma nova assembleia será agendada em breve, para definir o rumo da campanha reivindicatória e as ações de mobilização da categoria.
Entidade filiada ao


O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.