Notícias

Sinpro Minas abraça a campanha pelo fim da escala 6×1!

18 de maio de 2026

Há aproximadamente um ano, o Sinpro Minas levanta a bandeira do fim da escala 6×1, com a campanha “Sábado letivo, não!”. Dentro da realidade dos professores e professoras, temos lutado contra o fim do sábado letivo, cada vez mais presente no calendário das escolas particulares. 

Pelo segundo ano consecutivo, entregamos aos sindicatos patronais uma proposta de calendário escolar que mostra que é possível cumprir a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) sem aulas aos sábados. Para nós, o sábado de descanso é um dos pontos centrais na nossa campanha reivindicatória contra a exaustão docente. São dias que devem ser para convívio familiar, lazer e descanso, não trabalho. 

Para nossa surpresa, agora tentam emplacar o “sábado de trabalho” – que segundo eles, não é letivo, mas obriga a presença dos professores e professoras. 

Em solidariedade a todos os trabalhadores e estudantes de Minas Gerais e do Brasil, vamos dar um passo além e ampliar a nossa campanha. Chega de atividades aos sábados na escola ou fora dela! Não é bom pro professor, não é bom pro trabalhador, não é bom para o estudante e nem para as famílias.

Precisamos dar um basta à escala 6×1! Nossa vida vai além de trabalhar. 

Hoje, três a cada quatro brasileiros apoiam o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas. Não é para menos. Cerca de 31 milhões de brasileiros trabalham sob essa escala, sem tempo para cuidar de si e das suas famílias. A exaustão é real e traz prejuízos para os trabalhadores e para a economia, com afastamentos de licenças médicas e alta rotatividade.

Estão em tramitação no Congresso duas propostas de emenda à Constituição e um projeto de lei, de autoria do governo federal, para mudar essa realidade. 

Nesta quarta (13), governo e Câmara dos Deputados entraram em um acordo para aprovar a escala 5×2 – dois dias de descanso a cada cinco dias trabalhados – com redução da jornada das atuais 44 horas para 40 horas por semana. Tudo isso sem redução salarial. 

Nossa luta é para que isso se concretize e entre em vigor a partir da aprovação. Não podemos esperar mais dez anos para que a justiça vire realidade. A redução da jornada é uma luta que o movimento sindical faz há quase 30 anos. 

Por isso, entramos na campanha “O Brasil Quer Mais Tempo”. Nosso objetivo é convocar professores, estudantes e trabalhadores para assinar a mobilização e mostrar que essa é uma demanda de Minas Gerais e do Brasil!

É mais qualidade de vida. Menos exaustão. Mais tempo com a família e mais saúde. Participe dessa luta!

Eu apoio o fim da escala 6×1 e a redução da jornada já! 

COMENTÁRIO

Uma resposta

  1. Alegria saber da luta ainda mais implicada! Diante dos contextos reacionários nefastos, cabe a investida ainda mais ousada, a luta em irmanada coragem que nos faz avançar até a vitória! Sigamos!

    Parabéns pelo necessário texto, mais, pela luta em favor dxs trabalhadores e de nossa categoria docente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Bolsas
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
História
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha