CARTA AOS PAIS E ALUNOS
O Sinpro Minas comunica aos pais e alunos de escolas do setor privado que os professores não aceitam a proposta de reajuste parcelado e abaixo da inflação apresentada pelo sindicato patronal (Sinep/MG). No período de 2009 a 2015, as mensalidades escolares tiveram um reajuste 28,33% acima da correção sobre o salário dos professores e 32,4% acima da inflação.
Os pais e alunos maiores de idade têm o direito de solicitar a planilha de custos elaborada a cada ano pelas escolas para a definição sobre o reajuste das mensalidades, onde consta a previsão para o reajuste dos professores. Ao justificar o aumento das mensalidades para os pais e alunos, os donos de escolas citam o salário dos professores e os encargos trabalhistas como motivo, mas quando os professores reivindicam melhorias salarias e de condições de trabalho, respondem com migalhas.
Em assembleia no dia 30 de abril, os professores rejeitaram a proposta do patronal de reajuste abaixo do INPC e com parcelamento do índice. Os professores reafirmaram a pauta de reivindicações entregue ao patronal em novembro de 2015. Reivindicações justas diante do quadro de excesso de trabalho e novas funções que os professores têm desempenhado dentro e fora de sala de aula.
Para o Sindicato dos Professores, há uma clara ofensiva golpista contra a democracia e os direitos trabalhistas que afeta as negociações entre trabalhadores e patrões. Essa ofensiva tem refletido na mesa de negociação, pois o patronal se recusa a discutir a pauta dos professores, que visa obter melhorias nas condições de trabalho, o que repercute diretamente na qualidade da educação oferecida nas escolas particulares do estado.
Há a possibilidade dos professores decidirem por paralisação caso as negociações com o patronal não avancem. Contamos com a compreensão de todos no sentido de construírmos uma educação de qualidade, com professores valorizados.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.