Diretores de oito entidades sindicais, entre elas o Sinpro Minas, se reuniram ontem (13/12), em São Paulo, para discutir uma ação conjunta contra o descumprimento de direitos trabalhistas dos professores e auxiliares de administração escolar por parte das escolas do Instituto Metodista Izabela Hendrix no país.
Uma carta foi encaminhada ao Conselho Superior de Administração e à Direção-Geral das Instituições Metodistas, com o pedido de uma reunião emergencial. O objetivo é discutir soluções para o quadro de constantes atrasos no pagamento de salários e de verbas rescisórias dos que foram demitidos, além dos demais descumprimentos da legislação trabalhista.
Na carta, os representantes das entidades sindicais se colocam à disposição para reunir esforços, a fim de garantir o funcionamento da rede de ensino, com o “fiel e rigoroso cumprimento de todos os direitos fundamentais sociais de seus empregados”.
Participaram da reunião diretores da Contee, do Sintae/RS e dos Sindicatos dos Professores (Sinpro) de Campinas e Região, ABC, Juiz de Fora, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O Sinpro Minas foi representado pela diretora Celina Arêas.
Assembleia
No dia 10 de dezembro, professores do Izabela Hendrix em Belo Horizonte fizeram uma assembleia para debater a situação na instituição de ensino. Uma nova assembleia será realizada no início de fevereiro para avaliar o quadro de descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e decidir quais medidas poderão ser encaminhadas, entre elas a paralisação das atividades por tempo indeterminado.
O Sinpro Minas também entrou com uma medida cautelar para bloquear contas bancárias do Instituto Metodista Izabela Hendrix, com o objetivo de garantir o pagamento do salário de dezembro, do 13º e das férias.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.