Com uma grande vitória para a categoria, o Sinpro Minas assinou, no dia 18 de junho, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores do Norte de Minas. A novidade é o retorno das homologações no sindicato quando o contrato do professor com o estabelecimento de ensino for superior a dois anos.
“A retirada da obrigatoriedade da homologação no sindicato foi um enorme retrocesso da Reforma Trabalhista de 2017, e um ataque aos trabalhadores. Essa conquista para o Norte de Minas significa que os professores terão mais segurança, orientação e seus direitos garantidos”, afirma a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato.
Para Nálbar Alves Rocha, diretora do Sinpro Minas em Montes Claros, a homologação obrigatória foi a maior vitória da negociação: “Quando o professor vem ao sindicato, que é a sua casa, ele conhece os seus direitos, conhece aquilo que é mais importante, que é a CCT”, diz. “Foram quase seis meses de uma negociação que não é fácil, ainda há uma imensa desvalorização da categoria, mas avançamos e vamos continuar lutando.”
O reajuste salarial foi acordado em 4,17% – que corresponde ao INPC acumulado entre 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
Confira documento na íntegra: CCT Norte de Minas – 2025/2027
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.