Notícias

Sinpro Minas ajuíza Ação Coletiva de Correção do FGTS

16 de dezembro de 2019

Para que os professores possam reclamar da correção aplicada ao FGTS no período de 1999 a 2013, o Sinpro Minas entrou com ação civil coletiva contra a Caixa Econômica Federal para interromper o prazo prescricional, já que os sindicatos têm legitimidade para demandar em juízo a tutela de direitos subjetivos individuais dos integrantes da categoria profissional, como substituto processual.

Em setembro de 2018 o Supremo Tribunal federal (STF) reconheceu a substituição da taxa de correção do FGTS, devendo a Taxa Referencial (TR) ser substituída pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Desta forma, o departamento jurídico do Sinpro entende que a utilização da TR como índice de correção monetária dos depósitos das contas vinculadas do FGTS viola o direito de propriedade, o direito dos trabalhadores ao FGTS e o princípio de moralidade administrativa.

Sendo assim, o ajuízamento da Ação é para que a CEF revise as correções ocorridas em cada parcela do FGTS para quem teve recolhimento de 1999 a 2013, visa o pagamento das diferenças decorrentes da aplicação do índice de reajuste que era a TR e agora passa a ser o INPC para recolhimento do FGTS, considerando que a diferença da TR e a inflação não são apropriadas para a correção pela CEF. Desse modo, a TR, que atualiza os depósitos em cadernetas de poupança não pode ser utilizada como índice de correção monetária do FGTS, por não refletir o reajuste do processo inflacionário.

O departamento jurídico do Sinpro Minas entende ainda que, embora em 1990 a taxa tenha se aproximado da inflação, ela começou a apresentar defasagem a partir de 1999 devido às alterações ocorridas na sua fórmula de cálculo, o que se agravou com a redução da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). A forma original de cálculo da TR fora desenhada para indicar previsão do mercado financeiro para a inflação em período futuro escolhido e sua metodologia foi alterada e restringiu a taxa para impedir que a caderneta de poupança concorresse com outras aplicações.

A partir de 1999, três fatores mudaram o cenário, causando prejuízo aos trabalhadores: a abrupta redução da taxa de juros reais, a aplicação de redutor do cálculo da TR e a alteração da fórmula do redutor aplicado à Taxa Básica Financeira (TBF). De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as perdas acumuladas de 1999 a 2013 nas contas do FGTS seriam de 48,3%.

Observa ainda o departamento jurídico do Sinpro Minas que se o STF considerou a utilização do índice TR inconstitucional para o pagamento de precatórios, terá de considerá-lo inconstitucional também para outros setores, ressaltando que “o valor da TR oscila de mês a mês, mas em alguns períodos chega a zerar, ou seja, não reflete a perda monetária real”.

Com a jurisprudência do STF reconhecendo a incapacidade da remuneração da poupança de preservar o valor do crédito de precatórios, tese similar deve ser adotada ao FGTS. Isto porque o fator de correção do FGTS é o mesmo da poupança, a TR, sendo que com o passar do tempo a TR acabou por não recompor o valor da inflação do período.

O Sinpro Minas adianta que não tem interesse na realização de audiência de conciliação, tendo em vista que se trata de matéria documental e das inúmeras tentativas infrutíferas de acordo em ações semelhantes, como observa o advogado Cândido Antônio de Souza Filho.

Por Aloísio Morais

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha