Notícias

Professores de BH e região marcam nova assembleia para 14 de maio (sábado)

2 de maio de 2022

Donos de escolas querem acabar com as bolsas de estudos e a isonomia salarial, direitos históricos da categoria; reajuste proposto não recompõe nem a inflação  

Em assembleia nesse sábado (30/4), professores de escolas particulares de Belo Horizonte e cidades de abrangência da CCT MG voltaram a rejeitar, por unanimidade, a contraproposta feita pelos donos de escolas nas negociações da campanha reivindicatória deste ano.

A categoria decidiu ampliar a mobilização e marcou, para o dia 14 de maio (sábado), às 14 horas, uma nova assembleia presencial, para discutir o rumo do movimento. Desta vez, a assembleia será realizada no Dayrell Hotel e Centro de Convenções (Rua Espírito Santo, 901 – Centro – Belo Horizonte).

Os docentes avaliaram que, caso o quadro não se altere, será necessário paralisar as atividades por tempo indeterminado.

Os professores também agendaram para 12 de maio (quinta-feira) um ato de protesto. Nesse dia, eles darão aulas vestidos de preto, para manifestar o repúdio à tentativa do patronal de retirar direitos históricos.

Os donos de escolas querem, por exemplo, acabar com a cláusula da isonomia salarial, reduzir o valor do adicional por tempo de serviço, alterar férias e recessos e acabar com as bolsas de estudos para parcela expressiva da categoria (confira abaixo).

Em relação ao reajuste, eles ofereceram apenas 5% para a educação básica e 4% para o ensino superior – percentuais bem abaixo da inflação oficial.

Segundo o IBGE, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação do país, registrou em abril a maior variação em 27 anos. O custo de vida subiu bastante, principalmente dos itens considerados básicos, como transporte, combustível e alimentação. De acordo com o Dieese, a cesta básica sofreu um aumento de 20,48% nos últimos 12 meses na capital. Enquanto isso, o valor das mensalidades escolares em Belo Horizonte, de acordo com levantamento do site de pesquisa de preços Mercado Mineiro, subiu em média acima de 10%.

Na assembleia desse sábado, os professores reafirmaram a pauta de reivindicações da categoria, que prevê recomposição salarial de acordo com a inflação acumulada desde 2020 e um ganho real de 5% (total de 25,23%), manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), regulamentação do trabalho virtual, proibição da dispensa coletiva e da contratação precária, entre outros pontos de valorização profissional.

Eles também voltaram a criticar a contraproposta dos donos de escolas e ressaltaram que ela representa um desrespeito e uma exploração do trabalho docente, diante da sobrecarga de atividades e da pressão no ambiente profissional.

“Os donos de escolas insistem em precarizar as condições de trabalho da categoria, retirar conquistas históricas e desvalorizar a profissão docente. Não aceitaremos retrocessos, e isso foi reiterado pelos professores nas assembleias. Agora vamos ampliar nossa mobilização e reafirmar nossa força. Exigimos valorização profissional, porque somos nós, professores e professoras, que mantemos a qualidade da educação ofertada no setor privado de ensino”, ressaltou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.

Ela destacou a importância da mobilização e da participação dos professores na próxima assembleia. “Mais uma vez, nossa união será fundamental para garantirmos nossos direitos e ampliarmos nossas conquistas. Tenho certeza de que os professores participarão ativamente, como sempre fizeram nos momentos decisivos, porque só assim os donos de escolas recuam e aceitam negociar melhores condições de vida e trabalho”, afirmou Valéria Morato.

Assembleia de professores de BH e cidades de abrangência da CCT MG

Data: 14 de maio (sábado)
Horário: 14 horas
Local: Dayrell Hotel e Centro de Convenções
Rua Espírito Santo, 901 – Centro – Belo Horizonte
Sala Alexandritte Room

Campanha reivindicatória 2022
Nossa união, nossos direitos!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Bolsas
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha