Notícias

Sinpro Minas assina nota conjunta dos sindicatos em apoio ao PL 60/25 – Tarifa Zero em Belo Horizonte

30 de setembro de 2025

A Tarifa Zero não é apenas um sonho: é uma esperança real de justiça social e alívio financeiro para a população trabalhadora de Belo Horizonte. Atualmente, até 6% do salário do trabalhador pode ser descontado para custear o vale-transporte. Com a aprovação do PL 60/25, esse desconto deixa de existir, garantindo ganho direto no bolso do trabalhador. Ao levar em consideração apenas o deslocamento casa-trabalho-casa, ela deixa de lado uma parcela enorme da população e de suas necessidades cotidianas de deslocamento.

O projeto cria um financiamento justo, com maior participação das entidades empregadoras, preservando as pequenas empresas. Somado a isso, a proposta de financiamento prevê arrecadar um volume inicial de R$2 bilhões de reais, R$200 milhões a mais por ano, recursos que podem ser investidos na melhoria da frota, na ampliação das linhas e na modernização do sistema de transporte público. O projeto já conta com o apoio da maioria dos vereadores e a aprovação em todas as comissões da Câmara Municipal. A Tarifa Zero também estimula o comércio local, fortalecendo a economia da cidade e beneficiando toda a população.

Os sindicatos que assinam esta nota reafirmam seu compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos trabalhadores e com a construção de uma cidade mais justa e igualitária. O Sinpro Minas enviou esta nota para todos os vereadores e para a prefeitura de Belo Horizonte, mostrando que os professores estão na luta pela Tarifa Zero, ao lado dos demais trabalhadores da cidade. Estamos empenhados em acompanhar de perto a tramitação do PL 60/25, mobilizando e fortalecendo a participação popular para garantir que a Tarifa Zero se torne uma realidade efetiva e duradoura. Nosso compromisso é lutar para que este projeto represente um avanço concreto na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, promovendo inclusão social e cidadania plena. Esse debate é essencial e um importante passo, mas seguiremos atentos a pauta da mobilidade que tem em 2028 um importante ano com o fim dos atuais contratos. Lutaremos por um sistema de mobilidade público, de qualidade e que atenda as demandas dos trabalhadores. Unidos, seguiremos firmes na defesa de políticas públicas que valorizem a classe trabalhadora e transformem Belo Horizonte em uma referência em mobilidade sustentável e acessível para todos. Tarifa zero já!

Acesse a nota na íntegra clicando aqui.

 

Notas oficiais:

Nota oficial 02.1 – Copa Sinpro 2025

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Bolsas
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha