
O Sinpro Minas assinou a Convenção Coletiva de Trabalho dos professores de escolas particulares de Belo Horizonte e região (abrangência da CCT MG). O documento garante os direitos da categoria, como as bolsas de estudos, o adicional extraclasse, a isonomia salarial, entre outros.
Em assembleia nessa segunda-feira (14/7), os professores manifestaram insatisfação com a postura patronal, mas decidiram aprovar a proposta dos donos de escolas para fechar o acordo.
A proposta manteve todos os direitos previstos na CCT anterior e definiu um reajuste salarial de 5,2% (INPC), a ser pago a partir de julho. Também foi definido mais dois abonos com o mesmo percentual, que podem ser quitados em até 2 parcelas, para os professores que não tiveram antecipação do reajuste salarial.
“Os professores e professoras reafirmaram mais uma vez a enorme insatisfação com a postura dos donos de escolas, que ano a ano se negam a valorizar o trabalho docente e insistem em precarizar as condições de trabalho de quem realmente constrói a educação de qualidade em nosso país”, afirmou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.
Ela destacou que os docentes também reconheceram o trabalho do sindicato e o esforço em buscar melhorias para a categoria, mesmo diante da postura intransigente do patronal.
“Fizemos inúmeras reuniões de negociação, pedimos mediação no Tribunal Regional do Trabalho, mobilizamos a categoria, e em todas as situações reafirmamos a necessidade de melhorar as condições de vida e trabalho dos professores do setor privado de ensino. No entanto, os donos de escolas mantiveram a lógica de desrespeito e se recusaram a dialogar sobre novas conquistas. Na verdade, o que eles de fato defenderam foi a retirada de direitos. Diante do atual cenário, a categoria entendeu que neste momento, de recorrentes investidas do empresariado contra o trabalhador, era importante preservar as várias conquistas da nossa Convenção, que hoje é uma das mais abrangentes no país”, disse a presidenta do sindicato.
A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT MG 2025/2026) já está publicada no site do Sinpro Minas. Clique aqui para acessá-la.
Entidade filiada ao


O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.