Notícias

Dia 30: Mobilização pela educação e contra o desmonte previdenciário

Em reunião realizada no Sinpro Minas (21/5), movimentos estudantis, sindicatos e associações resolveram integrar, apoiar e chamar suas bases à mobilização.

Na esteira da grande paralisação nacional do último dia 15, os representantes das entidades deliberaram a importância da adesão da sociedade mineira ao chamado das entidades estudantis nacionais – dentre elas UNE e UBES.

O ato na capital de Minas, assim como nas cidades do interior embora elas tenham as características locais, está sendo construído coletivamente. Imbuídos no grande espírito de unidade que norteou o 15M, as entidades se mobilizam em diversos cantos do país contra a reforma da Previdência apresentada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) bem como os lesivos cortes no orçamento educação pública que vão desde a educação básica até as universidades federais. É de se salientar que o governo de Minas (Romeu Zema – Novo) também anunciou cortes na educação estadual, um motivo a mais para a sociedade mineira estar em peso nessa luta.

Como parte das decisões da reunião, os presentes resolveram que desenvolverão diversas atividades na capital ao longo do dia 30 (programação ainda em construção) sendo que o grande ato, onde haverá a unificação das manifestações, terá concentração na Praça Afonso Arinos a partir das 17h.

Estiveram presentes à reunião:

Sinpro Minas, SindUTE, Fitee, UEE/MG, DCE-UFMG, APUBH, Sindifes, Fasubra, UCMG, AMES~BH, DCE Sérgio Miranda-UNA, FENET, Sind-Rede-BH, ADUEMG, ADPUC, UNE.

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas e da CTB Minas comunicou que está prevista para o dia 22 uma reunião das centrais sindicais para resolução sobre integração e participação no ato.

REUNIÃO
Reunião para organização do 30M no Sinpro Minas. Foto: Aloísio Morais

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Montes Claros
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia