Notícias

Faculdade Pitágoras de Divinópolis demite mestres e doutores

20 de janeiro de 2009

Mais de 30 professores, entre eles mestres e doutores, foram demitidos no silenciar do ano letivo no campus Fadom (ex-Faculdades Integradas do Oeste de Minas incorporada pelo Pitágoras), e outros tantos estão ameaçados de ter o mesmo fim em 2009. Para alunos e professores da Faculdade Pitágoras de Divinópolis a lição ensinada é a de que o lucro fala mais alto do que a qualidade do ensino. O Sinpro Minas denuncia essa prática perversa adotada pela instituição.

Para o Pitágoras/Fadom não importa o respeito aos professores nem o interesse dos alunos. Na lógica mercantilista, vale qualquer coisa para reforçar o caixa.O objetivo é rebaixar salários mesmo que para isso tenham que demitir mestres e doutores e comprometer a qualidade do ensino.

As escolas particulares cobram altas mensalidades dos alunos e não valorizam os professores com salários dignos. E ainda assim o que faz a Faculdade Pitágoras? Demite professores com experiência de até mais de 20 anos de magistério e contrata outros novos com salário de R$ 26,00 para cada turma cheia de alunos. É só fazer os cálculos para ver o tamanho da ambição.

O Sindicato dos Professores já formulou denúncia ao Ministério Público e solicitou reunião no Ministério do Trabalho. Também foi decidido entrar com uma ação de cumprimento da Convenção Coletiva de trabalho. O Sinpro Minas conclama a todos os professores, alunos e sociedade a se manifestarem para que a educação não seja transformada em mera mercadoria! Não é possível admitir a continuidade da mercantilização do ensino. O aluno não pode ser tratado como um consumidor de diplomas, nem o professor deve ser tratado como uma ferramenta de extração de lucros. Os professores são sujeitos imprescindíveis do processo ensino-aprendizagem e a escola deve ser o espaço privilegiado de construção dos saberes.

Todo apoio aos professores!Pela valorização do ensino!Em defesa da qualidade social da educação!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha