Notícias

MEC notifica 35 universidades particulares

30 de julho de 2009

O Ministério da Educação notificou ontem 35 instituições privadas de ensino superior que, segundo a pasta, não cumprem os percentuais mínimos de professores com dedicação integral ou com títulos de mestre e doutor estabelecidos pela legislação. Ao todo, elas oferecem quase 10% das vagas em cursos universitários no Brasil.

Elas terão 90 dias para resolver o problema. Caso continuem irregulares, estão sujeitas a processos administrativos que poderão culminar com o descredenciamento de cursos.

A medida atinge 11 centros universitários e 24 das 87 universidades privadas do país, como a PUC-MG e duas das maiores em número de alunos, a Universidade Presidente Antônio Carlos (MG) e a Universidade Salgado de Oliveira (RJ).

Sete das 35 instituições notificadas não poderão abrir novas vagas até comprovarem a regularidade da situação, já que a situação delas foi considerada mais grave.

A lei estabelece que as universidades devem ter um terço do corpo docente com dedicação integral, e os centros universitários, um quinto. Para professores com título de mestre e doutor, as instituições de ensino superior têm que respeitar a proporção de um terço. A diferença é que universidades têm mais autonomia para abrir vagas.

A Folha tentou contatar, na tarde de ontem, a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém atendeu os telefones disponíveis no site da entidade.

Fonte: Folha de S. Paulo – 28/07/09

Confira a lista das universidades notificadas Universidade Vale do Rio Doce – MG  Universidade Santa Úrsula – RJ  Universidade Salgado de Oliveira – RJ  Universidade Presidente Antonio Carlos – MG  Universidade Potiguar – RN  Universidade Positivo – PR  Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) – SP  Universidade José Rosário Vellano – MG (Unifenas)  Universidade Iguaçu (Unig) – RJ  Universidade Gama Filho – RJ  Universidade Fumec – MG  Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos) – RS  Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – SC  Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – SC  Universidade de Sorocaba (Uniso) – SP  Universidade de Santo Amaro – SP  Universidade de Cruz Alta (Unicruz) – RS  Universidade de Caxias do Sul – RS  Universidade da Região de Campanha – RS  Universidade da Amazônia – PA  Universidade Católica de Petrópolis – RJ  Universidade Católica de Pernambuco – PE  Universidade Castelo Branco – RJ  PUC-MG – MG  Conservatório Brasileiro de Música – RJ  Centro Universitário Radial – SP  Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp) – SP  Centro Universitário Luterano de Manaus (AM) – AM  Centro Universitário do Triângulo – MG  Centro Universitário do Distrito Federal – DF  Centro Universitário de Santo André – SP  Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – AM  Centro Universitário da Cidade – RJ  Centro Universitário da Bahia – BA  Centro Universitário Capital – SP 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha