Nota de repúdio às demissões do Sesc de Teófilo Otoni

19 de julho de 2017

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais repudia publicamente a ação do Sesc de Teófilo Otoni, que na última semana demitiu de forma arbitrária quatro professores(as) da instituição.

A instituição nem sequer apresentou uma justificativa com relação às demissões, que aparentemente não é por questão financeira, já que foi aberto um novo edital de contratação com os mesmos salários. Um técnico de laboratório também demitido, igualmente, sem justificativas.

Além da falta de respeito e desvalorização dos(as) profissionais da educação, com essa ação o Sesc também demostra um descaso com os(as) estudantes, já que as demissões nesta época afetam diretamente o processo educativo. A situação se agrava ainda mais para aqueles(as) que vão prestar o exame do ENEM, daqui a quatro meses. De acordo com pais e mães, os(as) professores(as) demitidos, que lecionam as disciplinas de Português, Filosofia, Geografia, Sociologia e História, são ótimos profissionais e muito elogiadas(os) pelos alunos(as).

Mais de cem pais e mães já estão se organizando em uma comissão para cobrar do Sesc uma posição com relação a esse fato. O Sinpro Minas demonstra total apoio a essa mobilização, já que para o Sindicato defender os direitos dos(as) professores(as) é também lutar por uma educação de qualidade, que também passa pela participação ativa da comunidade escolar.

Diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

Sinpro Minas