Sinpro Minas participa de BRICS Sindical em Brasília

No início da manhã desta terça-feira, 17, tem início o BRICS Sindical, que reúne sindicalistas dos 5 países para debater o futuro do trabalho e os direitos dos trabalhadores.

O debate entre os sindicalistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul foi precedido por reuniões, em julho deste ano, em Genebra na Suíça, durante reunião da OIT. Na oportunidade, os representantes sindicais deliberaram a importância da organização do BRICS Sindical nesta conjuntura incerta, o que acontece agora, entre os dias 17 e 20 de setembro em Brasília.

Durante os quatro dias, serão pautados os desafios do movimento sindical mundial perante a crise, o desemprego e os ataques globais aos direitos da classe trabalhadora em todo o mundo.

A apresentação da mesa desta manhã ficou por conta de Mário Teixeira (representante da CTB) no painel “O Futuro do Trabalho com Direitos e Empregos no Brasil”.

O Sinpro Minas participa, através da sua presidenta Valéria Morato, que também preside a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais. Para Valéria, neste momento de crises profundas do capitalismo – onde a saída do grande capital é sempre se recuperar retirando direitos da classe trabalhadora – faz-se primordial a união do sindicalismo mundial para encontrar saídas de resistência e unidade da classe trabalhadora.

Vale ressaltar que o bloco econômico BRICS ainda tem futuro incerto, pois a política atual do governo brasileiro, de subordinação aos Estados Unidos da América, pode por em xeque a unidade dos países na medida em que ataca ideologicamente parceiros econômicos como China e Rússia.

WhatsApp Image 2019-09-17 at 09.40.51 (1)

WhatsApp Image 2019-09-17 at 09.40.51 (2)

WhatsApp Image 2019-09-17 at 09.40.51