14º ConSinpro tem início nesta sexta

22 de agosto de 2023

“Humanizar a Educação, Avançar nas Conquistas” é o lema do 14º Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (ConSinpro). O evento vai ocorrer nos dias 25 e 26 de agosto, na sede do Sinpro, em Belo Horizonte.

As reformas promovidas nos últimos anos – como a trabalhista e a da previdência – retiraram direitos e enfraqueceram as relações de trabalho. No mesmo período, a financeirização da Educação privada se ampliou e, sem regulamentação, a qualidade do ensino diminui proporcionalmente à retirada dos direitos e benefícios dos professores e professoras.

A vitória de um governo progressista, que põe no centro de seu projeto de desenvolvimento o povo trabalhador, muda os rumos que vinham sendo dados à democracia e à construção do Brasil. Se faz urgente o fortalecimento dos sindicatos para superar os desafios e organizar os trabalhadores e trabalhadoras para reconquistar os direitos perdidos.

É nesse contexto que se dá o 14º ConSinpro, que terá como abertura a aula magna “Os sindicatos frente à nova morfologia do trabalho e a fragmentação da classe trabalhadora”, ministrada por Jorge Luiz Souto Maior, professor livre-docente de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) .

Os participantes também irão debater a conjuntura, os desafios e perspectivas da Educação privada e aprovar a tese e o plano de lutas da categoria para o próximo período.

Para mais informações, entre em contato com o Sinpro Minas no telefone (31) 3115-3000.