Notícias

1º Encontro Estadual das CIPAs acontece em Belo Horizonte

27 de abril de 2010

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho será o tema central do 1º Encipa – Encontro Estadual das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) de Minas Gerais. O evento vai reunir sindicalistas, cipeiros e representantes de entidades públicas de defesa do trabalhador, durante todo o dia 28 de abril, a partir das 9 horas, no Grandarrell Minas Hotel (rua Espírito Santo, 901, no centro de Belo Horizonte).

 

O encontro é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no dia do evento no local de realização. O credenciamento dos participantes será efetuado a partir das 8 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: intrabalhomg@gmail.com.

 

A prevenção foi escolhida como temática para o Encipa devido ao elevado número de acidentes de trabalho que ocorrem no Brasil. Dados recentes da Previdência Social registram 764.933 ocorrências em 2008. Os membros superiores lideram o ranking com 188.842 casos. A estatística refere-se apenas à população formalmente registrada, ou seja, um terço da classe trabalhadora (30 milhões de pessoas, segundo o IBGE). O levantamento não inclui casos que acarretam afastamentos inferiores a 15 dias.

 

28 de abril – No dia 28 de abril de 1969, uma explosão na mina de Farmington na Virgínia, nos Estados Unidos, provocou a morte de 78 mineiros. Em sua Conferência Internacional de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data, consagrada pelo movimento sindical, como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121/2005.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha