Em Belo Horizonte e em diversas cidades do estado, foi grande a mobilização da população contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo ilegítimo de Temer. Nesta quarta-feira (15/03/17), Dia Nacional de Greve na Educação, milhares de pessoas, entre estudantes, professores, aposentados e trabalhadores de diversas categorias, foram às ruas para denunciar a tentativa de desmonte da Previdência Social e da legislação trabalhista.
Professores de mais de 30 escolas particulares da região metropolitana de BH e também professores nas quinze regionais do sindicato aderiram ao dia de greve, o que mostrou a grande força da mobilização da categoria do setor privado de ensino, convocada pelo Sinpro Minas, por “nenhum direito a menos”.
Na capital, a concentração se iniciou às 9 da manhã na Praça da Estação e ocupou as principais ruas da cidade, com parada na Praça Sete. Depois, a marcha que reuniu cerca de 200 mil pessoas seguiu até a Praça da Assembleia, onde foi realizado um grande debate com participação de lideranças sindicais e parlamentares. O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas (2010/2011), falou para as centenas de pessoas presentes sobre a realidade da Previdência que, diferente do que a grande mídia apresenta, não é deficitária.
Para a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, a manifestação foi um sucesso. “Os professores e professoras atenderam ao chamado do sindicato para a paralisação geral, porque entenderam a gravidade dessa proposta de reforma que retira direitos historicamente conquistados”. Valéria Morato destacou que os professores paralisaram as atividades no dia 15, mas a mobilização continua todos os dias até que os parlamentares rejeitem esta proposta. “Faremos quantas manifestações forem necessárias até que os deputados e senadores entendam que não queremos emenda e sim a rejeição a esta reforma. Na rua, o povo está dando um recado claro: se eles votarem a favor desta proposta golpista de reforma da Previdência, ano que vem não serão votados nas urnas”.
A equipe de Comunicação do Sinpro cobriu a manifestação em BH e repercutiu o ato nas mídias do sindicato, como a Rádio Sinpro Minas e o programa Extra-Classe. Assista neste sábado (18/03), às 10h da manhã, e na terça (21/03), às 13h30, na Rede Minas, reportagem sobre o Dia Nacional de Greve.
Para a mobilização, o Sinpro Minas também fez grande repercussão na mídia.
Ouça aqui algumas das entrevistas com diretores do Sinpro.
Confira abaixo a galeria de fotos da Greve da Educação em várias cidades do estado, onde o Sinpro Minas e a CTB marcaram forte presença:
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.