Notícias

21 de abril é marcado por protestos em Ouro Preto

22 de abril de 2009

No último dia 21 de abril, em Ouro Preto, as entidades sindicais que compõem o Fórum Sindical e Social (FSS) realizaram um ato paralelo às comemorações oficiais da Inconfidência Mineira e criticaram o descaso do governador Aécio Neves com áreas como saúde, saneamento, educação, energia e segurança. O evento foi intitulado “Com Aécio, Minas não respira liberdade”, e reuniu centenas de trabalhadores e estudantes que denunciaram o caráter elitista e repressor que tem o governo de Minas.

                                                                                       Foto: Paulo Coelho SilvaNa atividade do movimento social também ocorreu uma entrega de medalhas. Em contraponto à Medalha da Inconfidência, dada pelo governo do Estado, 20 mineiros lutadores  foram homenageados com a Medalha da Conjuração. Segundo Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas e da CTB, “foi uma forma de valorizar os que sempre lutaram pela libertação do povo, muitos deles, morreram lutando pela liberdade”.

 

“Foi o maior cordão de isolamento da história. Todos os movimentos sociais e até os moradores foram impedidos de participar da festa. Foram três barreiras, com várias vistorias, tudo para não chegarmos a tempo”, contou o deputado estadual Carlin Moura (PcdoB) que acompanhou o ato. “A ideia de entregar as medalhas tem por objetivo resgatar o espírito real da conjuração mineira, de rebeldia contra a opressão”, explicou Carlin Moura.

Clique aqui e assista à reportagem sobre o ato em Ouro Preto.

 

 

“Com Aécio, Minas não respira liberdade”  Entidades que fazem parte do Fórum Sindical e SocialCTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, CUT – Central Única dos Trabalhadores, NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, Federação dos Urbanitários de Minas Gerais, FNU – Federação Nacional dos Urbanitários, Fisenge – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, Sinpro Minas – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Saemg – Sindicato dos Administradores de Minas Gerais, Senge-MG – Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais, Serpente Negra, Sinarq-MG – Sindicato dos Arquitetos, Sindifes,  Psind – Sindicato dos Psicólogos, Sindieletro, Sindfisco, Sinffaz, SJPMG – Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais, Sindpol, Sindsul – Sindicato de Eletricitários do Sul de Minas, Sind-Ute-MG, AMES, UNE, UBES, UCMG, Mov. Luta de Classes, Mov. Correnteza, MAB.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha