21 de abril é marcado por protestos em Ouro Preto

22 de abril de 2009

No último dia 21 de abril, em Ouro Preto, as entidades sindicais que compõem o Fórum Sindical e Social (FSS) realizaram um ato paralelo às comemorações oficiais da Inconfidência Mineira e criticaram o descaso do governador Aécio Neves com áreas como saúde, saneamento, educação, energia e segurança. O evento foi intitulado “Com Aécio, Minas não respira liberdade”, e reuniu centenas de trabalhadores e estudantes que denunciaram o caráter elitista e repressor que tem o governo de Minas.

Foto: Paulo Coelho SilvaNa atividade do movimento social também ocorreu uma entrega de medalhas. Em contraponto à Medalha da Inconfidência, dada pelo governo do Estado, 20 mineiros lutadores  foram homenageados com a Medalha da Conjuração. Segundo Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas e da CTB, “foi uma forma de valorizar os que sempre lutaram pela libertação do povo, muitos deles, morreram lutando pela liberdade”.

“Foi o maior cordão de isolamento da história. Todos os movimentos sociais e até os moradores foram impedidos de participar da festa. Foram três barreiras, com várias vistorias, tudo para não chegarmos a tempo”, contou o deputado estadual Carlin Moura (PcdoB) que acompanhou o ato. “A ideia de entregar as medalhas tem por objetivo resgatar o espírito real da conjuração mineira, de rebeldia contra a opressão”, explicou Carlin Moura.

Clique aqui e assista à reportagem sobre o ato em Ouro Preto.

“Com Aécio, Minas não respira liberdade”  Entidades que fazem parte do Fórum Sindical e SocialCTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, CUT – Central Única dos Trabalhadores, NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, Federação dos Urbanitários de Minas Gerais, FNU – Federação Nacional dos Urbanitários, Fisenge – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, Sinpro Minas – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, Saemg – Sindicato dos Administradores de Minas Gerais, Senge-MG – Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais, Serpente Negra, Sinarq-MG – Sindicato dos Arquitetos, Sindifes,  Psind – Sindicato dos Psicólogos, Sindieletro, Sindfisco, Sinffaz, SJPMG – Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais, Sindpol, Sindsul – Sindicato de Eletricitários do Sul de Minas, Sind-Ute-MG, AMES, UNE, UBES, UCMG, Mov. Luta de Classes, Mov. Correnteza, MAB.