Notícias

2º Encontro da CTB Minas solidário ao povo de Honduras

10 de agosto de 2009

 

Os delegados do 2º Encontro Estadual da CTB Minas Gerais fizeram, no dia 8 de agosto, uma caminhada e ato público em repúdio ao golpe militar de Honduras e solidariedade ao povo daquele país. O ato público aconteceu na Praça Sete, na região central de Belo Horizonte.

 

“É importante ressaltar que o discurso civilizatório do capitalismo vem caindo por terra”, avaliou o professor de História Rafael Calado. Embora o discurso predominante seja o avanço da democracia, o golpe em Honduras prova que não existe a plena valorização dos sistemas democráticos na América Latina. Para Calado, a prova disso é o fato de “o golpe ter usado o discurso de que o governo Manoel Zelaya é uma ameaça à própria democracia”.

Júlio César Souza, presidente da Famemg (Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais) acredita que o ato público foi importante para a CTB demarcar sua posição na sociedade. “Os movimentos sociais precisam mostrar que não aprovam a ditadura e o imperialismo”, afirmou. O dirigente comunitário acredita que a mídia hegemônica cria a imagem de que é pequena a resistência ao golpe, o que não condiz com a realidade.

 

O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, declarou que o ato público e a caminhada tiveram o papel de propor aos movimentos sociais e sindicais a necessidade de buscar compreender melhor o papel do golpe em Honduras. “É um golpe que tem como pressuposto criar paradigmas para outros golpes” afirmou.

 

Para Gilson Reis, o golpe está profundamente relacionado ao acordo com Estados Unidos que pode resultar na criação de três bases militares na Colômbia, e também à ofensiva contra a Venezuela. “O povo brasileiro deve encontrar formas de protestar contra o atentado em Honduras e dizer que não está de acordo com a ditadura imposta ao povo hondurenho”, completou.

 

Portal CTB

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha