Notícias

2º Encontro Mulheres Educadoras

5 de maio de 2016

IMG-20160505-WA0002

Está sendo realizado, em São Paulo, o 2º Encontro Mulheres Educadoras, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Nesta edição, o evento tem como temas principais a luta em defesa da democracia e a participação feminina na política.

Também estão sendo discutidas as questões de gênero e igualdade de gênero nas salas de aulas e os desafios das entidades sindicais na luta pelos direitos das mulheres. Participam do Encontro, a  presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, e a diretora Celina Arêas, que é também secretária de Formação e Cultura da Central dos Trabalhadores e Tralhadoras do Brasil (CTB). “O cartaz do evento já aponta a  disposição das mulheres para enfrentar esse momento de clara ofensiva contra os direitos sociais conquistados a duras lutas. Resistiremos e denunciaremos a proposta de lei da mordaça e o ataque à educação que penaliza os professores e professoras”, afirma Valéria Morato.

Na programação, há palestras como “a importância da democracia para as conquistas das mulheres e seus impactos sociais e políticos na sociedade”, por Lúcia Rincón (graduada em História e doutora em Educação); “a participação das mulheres na política e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária” (Juçara Dutra, graduada em Letras e doutora em Educação); “os desafios das Centrais e entidades de trabalhadores/as em educação na luta mulheres (Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB; Junéia Batista, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT; Isis Tavares, secretária de Relações de Gênero da CNTE; Rita de Cássia de Almeida, coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da Contee); e “Novo PNE – Gênero e igualdade de gênero na sala de aula” (Madalena Guasco Peixoto, doutora em Educação, professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da PUC/SP; coordenadora geral da Contee).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha