Notícias

5ª CNCTI: Mais de 70 mil pessoas participaram das reuniões prévias em todo o Brasil

13 de maio de 2024

Após seis meses de debates em mais de 200 eventos realizados em todo o Brasil, a fase preparatória da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) chega ao fim. Mais de 70 mil pessoas participaram das conferências livres, temáticas, municipais, estaduais e regionais, demonstrando o compromisso do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em construir um espaço de diálogo para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos 10 anos.

As recomendações elaboradas nas etapas preparatórias serão levadas para o grande evento nacional, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

“As reuniões preparatórias da conferência foram um sucesso e contaram com a participação massiva da sociedade civil. Ouvir as pessoas para a reconstrução do país na área de ciência e tecnologia após anos de negacionismo é o nosso maior compromisso. Este é o maior e mais participativo evento de CT&I do país”, comemora a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Convocada pelo decreto nº 11.596, de julho de 2023, a 5ª CNCTI se organiza em quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Responsável pela organização do evento realizado pelo MCTI, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem atuado em parceria com dezenas de instituições científicas para a construção dos espaços de diálogo. De acordo com o secretário-geral adjunto da 5CNCTI e diretor do CGEE, Anderson Gomes, foram registradas 221 reuniões em o país, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticos (conferências e seminários), 157 livres e cinco regionais (Sudeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste).

“Todo material colhido está sendo sistematizado para a produção de um e-book que deverá ser acessado pelos participantes da etapa nacional. Ao final das discussões (proposições e recomendações) será elaborada a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que conduzirá as diretrizes de CT&I nos próximos 10 anos”, explicou Anderson Gomes.

5CNCTI- Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. O encontro acontece após 14 anos de hiato e é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Mais detalhes sobre o evento: https://5cncti.org.br/

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha