5ª CNCTI: Mais de 70 mil pessoas participaram das reuniões prévias em todo o Brasil

13 de maio de 2024

Após seis meses de debates em mais de 200 eventos realizados em todo o Brasil, a fase preparatória da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) chega ao fim. Mais de 70 mil pessoas participaram das conferências livres, temáticas, municipais, estaduais e regionais, demonstrando o compromisso do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em construir um espaço de diálogo para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos 10 anos.

As recomendações elaboradas nas etapas preparatórias serão levadas para o grande evento nacional, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

“As reuniões preparatórias da conferência foram um sucesso e contaram com a participação massiva da sociedade civil. Ouvir as pessoas para a reconstrução do país na área de ciência e tecnologia após anos de negacionismo é o nosso maior compromisso. Este é o maior e mais participativo evento de CT&I do país”, comemora a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Convocada pelo decreto nº 11.596, de julho de 2023, a 5ª CNCTI se organiza em quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Responsável pela organização do evento realizado pelo MCTI, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem atuado em parceria com dezenas de instituições científicas para a construção dos espaços de diálogo. De acordo com o secretário-geral adjunto da 5CNCTI e diretor do CGEE, Anderson Gomes, foram registradas 221 reuniões em o país, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticos (conferências e seminários), 157 livres e cinco regionais (Sudeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste).

“Todo material colhido está sendo sistematizado para a produção de um e-book que deverá ser acessado pelos participantes da etapa nacional. Ao final das discussões (proposições e recomendações) será elaborada a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que conduzirá as diretrizes de CT&I nos próximos 10 anos”, explicou Anderson Gomes.

5CNCTI- Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. O encontro acontece após 14 anos de hiato e é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Mais detalhes sobre o evento: https://5cncti.org.br/