De 24 a 27 de setembro, o campus Pampulha recebe seminário internacional com o tema Ocupar a cidade: educação integral em movimento.
Promovido pelo grupo Territórios, Educação Integral e cidadania (Teia), da Faculdade de Educação (FaE), o evento tem o objetivo de discutir questões atuais envolvidas nas experiências de educação integral, a cidade e suas múltiplas possibilidades educativas. Participam pesquisadores da Espanha, Chile e Colômbia, além dos convidados nacionais.
De acordo com Maria Luiza Viana, coordenadora do seminário e professora da Escola de Arquitetura, deve-se pensar a cidade como mais um ambiente potencial para a educação, e não apenas do ponto de vista funcional de quem circula pela rede urbana para se deslocar de um lugar a outro. “Não há como pensar uma educação integral desvinculada da participação social, alheia às questões vividas na cidade, no bairro, nos vários territórios que compõem o entorno da escola”, observa.
“Educa-se para ocupar a cidade, conviver na cidade, usar e apropriar-se dos espaços. O urbano é um lugar de criatividade, arte, experiência cultural, espaço aberto ao olhar sensível”, argumenta. Segundo Viana, esse ponto de vista contempla uma educação que integre o aluno. “Historicamente, entendia-se por educação integral a ampliação do tempo dos alunos na escola, como se isso por si só fosse o bastante”, diz a professora, lembrando que hoje há uma visão mais integrada do conhecimento, que considera dimensões cognitivas, socioafetivas, de interação social, lúdicas, estéticas, éticas e políticas.
A programação do evento inclui mesas de diálogo que debatem assuntos como a relação entre cidade e infância, participação e juventude, cidades sustentáveis, entre outros. As discussões acontecem na FaE.
Gratuitas, as inscrições estão abertas e se encerram na véspera do seminário, dia 23 de setembro. Devem ser realizadas no site, através do email teiasdecidadania.ufmg@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409-3798 e 3409-7462. A inscrição pode ser feita por temática de interesse ou no evento em geral. Fonte: UFMG
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.