Notícias

‘Educação integral em movimento’ é tema de seminário internacional

19 de setembro de 2013

De 24 a 27 de setembro, o campus Pampulha recebe seminário internacional com o tema  Ocupar a cidade: educação integral em movimento.

Promovido pelo grupo Territórios, Educação Integral e cidadania (Teia), da Faculdade de Educação (FaE), o evento tem o objetivo de discutir questões atuais envolvidas nas experiências de educação integral, a cidade e suas múltiplas possibilidades educativas. Participam pesquisadores da Espanha, Chile e Colômbia, além dos convidados nacionais.

De acordo com Maria Luiza Viana, coordenadora do seminário e professora da Escola de Arquitetura, deve-se pensar a cidade como mais um ambiente potencial para a educação, e não apenas do ponto de vista funcional de quem circula pela rede urbana para se deslocar de um lugar a outro. “Não há como pensar uma educação integral desvinculada da participação social, alheia às questões vividas na cidade, no bairro, nos vários territórios que compõem o entorno da escola”, observa.

“Educa-se para ocupar a cidade, conviver na cidade, usar e apropriar-se dos espaços. O urbano é um lugar de criatividade, arte, experiência cultural, espaço aberto ao olhar sensível”, argumenta. Segundo Viana, esse ponto de vista contempla uma educação que integre o aluno. “Historicamente, entendia-se por educação integral a ampliação do tempo dos alunos na escola, como se isso por si só fosse o bastante”, diz a professora, lembrando que hoje há uma visão mais integrada do conhecimento, que considera dimensões cognitivas, socioafetivas, de interação social, lúdicas, estéticas, éticas e políticas.

A programação do evento inclui mesas de diálogo que debatem assuntos como a relação entre cidade e infância, participação e juventude, cidades sustentáveis, entre outros. As discussões acontecem na FaE.

Gratuitas, as inscrições estão abertas e se encerram na véspera do seminário, dia 23 de setembro. Devem ser realizadas no site, através do email teiasdecidadania.ufmg@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409-3798 e 3409-7462. A inscrição pode ser feita por temática de interesse ou no evento em geral. Fonte: UFMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha