No dia 13 de agosto, após quatorze reuniões de negociação entre representantes do Sinpro Minas e do Sinep-MG, foi encerrado o processo de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) com o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2014, que têm como data-base 1º de abril.
A principal conquista foi o reajuste de 13,07% para o piso dos professores do ensino infantil (0 a 3 anos), o que representa um grande passo para a equiparação dos pisos dessa parcela da categoria. Para os demais segmentos, os salários dos professores serão reajustados em 6,35%, a partir de agosto de 2014, ou seja, a inflação do último período pelo INPC foi reposta e houve um ganho real salarial de 0,7%. Para os meses entre abril e julho, o reajuste salarial foi de 5,62%, contemplando o índice acumulado do INPC desde a última data-base.
Houve também alterações na cláusula sobre definições e conceitos, com a explicitação das tarefas que não são dos professores na educação de crianças de 0 a 18 meses e, também, na cláusula sobre pagamento de reuniões nesse segmento.
O impasse nas negociações, que levou o Sinpro Minas a ajuizar o dissídio coletivo em 12 de junho, deveu-se à negativa dos donos de escolas em aceitar as reivindicações dos professores de aumento real de salário e de avançar em outras questões. Com a mediação da juíza do TRT-MG, as negociações foram retomadas e resultaram na proposta que foi apresentada e aprovada nas assembleias dos donos de escolas, no dia 11/08 e dos professores, ocorrida em 12 de agosto.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.