Notícias

Brasil à beira de mais um golpe

17 de dezembro de 2015

Por Gilson Reis

No ano de 2015, o Brasil comemora três décadas do mais longo período de democracia ininterrupta da história. Na prática, uma democracia ainda frágil e repleta de vícios, que necessita de reformas estruturais urgentes que possibilitem consolidar e fortalecer suas estruturas jurídicas, políticas e convergir para uma efetiva participação popular nas decisões fundamentais no âmbito do estado. A República brasileira, com pouco mais de um século de vida, experimentou vários momentos de rupturas e instalação de governos ditatoriais. Neste caminhar da história de golpes e contra golpes, de regimes de exceção, foram os trabalhadores, os democratas, os intelectuais e os artistas, que mais perderam seus direitos e liberdades civis.

Diante deste contexto e de breve análise histórica, vivemos no Brasil, desde os meados de 2013, uma intensa luta política e ideológica, num campo de batalha em que se apresentam dois projetos de país completamente antagônicos. De um lado, o projeto que se iniciou em 2003 com Lula e, hoje, precisa ter continuidade com Dilma. Nesse período, foi construído um novo modelo de governança que busca orientar a política do país para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.

Um dos pilares desse modelo tem como base uma política externa ativa e o fortalecimento de empresas nacionais que operam no mercado internacional. Uma presença ativa e indutora do estado na economia, fundamentalmente diante da mais severa crise econômica do capitalismo desde os anos trinta do século passado. O fortalecimento do mercado de consumo interno, o avanço de políticas sociais de grande impacto na sociedade e, fundamentalmente, a inclusão de milhões de brasileiros que historicamente foram excluídos da sociedade.

No campo da oposição estão os liberais e conservadores que pensam um país restrito aos interesses do grande capital financeiro, das empresas transnacionais e de frações da burguesia nacional que operam no país. Defendem que a política externa brasileira deva priorizar a relação com os EUA em detrimento dos BRICS e Mercosul, portanto, a Aliança do Pacífico. Esse campo, impõe a lógica de um Brasil que deve se restringir a um papel secundário na divisão internacional do trabalho, orientando nossas exportações no estreito campo da economia primária: mineral e agrícola. Comungam da ideia do estado mínimo para a maioria dos brasileiros, mas máximo para o capital financeiro e para as grandes corporações. Com isso posto, não cabe no orçamento da união, políticas de saúde e educação pública, devendo essas caminhar gradativamente para as mãos do capital privado.

O mercado interno, no conceito destes ideólogos do ultra-liberalismo, não comporta todos, portanto deve ser reduzido aos setores médios: empresários, profissionais liberais, rentistas, burocratas públicos e privados, excluindo a grande maioria da população, fundamentalmente os trabalhadores. Se o estado é mínimo não precisam de empresas públicas e estatais, devendo, portanto caminhar para a privatização. Direitos previdenciários, trabalhistas, salário mínimo, políticas de inclusão devem ser destruídas e ou reduzidas no limite mínimo da sobrevivência humana. Tudo dentro do conceito de estado mínimo. Se o orçamento não é destinado à maioria da sociedade, uma minoria deve controlá-lo por via das altas taxas de juros e suas respectivas remunerações, todas estas destinadas a uma minoria da sociedade via especulação financeira. Por fim, para manter a ordem e o controle da sociedade é necessário uma imprensa militante e fiel ao modelo e um aparato de estado repressor e autoritário.

É nesse cenário de disputa política e ideológica que convivemos com uma crise de várias dimensões e com grandes repercussões na economia. Para agravar a situação foi eleito um Congresso nacional profundamente liberal-conservador, antagônico ao programa do governo Dilma.

Todo esse contexto macro e das forças que o compõe está intrinsecamente relacionado à larga maioria da Câmara dos Deputados e do Senado que se vinculam profundamente aos interesses do grande capital financeiro e das grandes corporações: do agronegócio, das mineradoras, da indústria de armamentos, da educação privada, da saúde privada, etc.

A composição orgânica da Câmara dos Deputados justifica a eleição e manutenção de Eduardo Cunha na presidência da casa. Um mafioso confesso, que controla uma expressiva bancada de Deputados Federais, financiados e viabilizados eleitoralmente pelos esquemas de corrupção construídos pelo Presidente da Câmara, sob o olhar complacente da mídia e dos corruptores do setor público e privado e que estão na mira da Justiça.

Para sair do foco de um processo de perda de mandato, Cunha articula com seus pares o processo de impedimento da Presidenta Dilma. Uma clássica jogada praticada no universo da disputa política. Ou seja, busca sair do centro da crise política a partir de uma ação, neste caso, o impedimento de Dilma, deixando desta maneira de ser o foco da crise, transferindo-a para a Presidenta.

No entanto, os argumentos apresentados pelo Presidente da Câmara são profundamente frágeis e insuficientes para instalação do processo de cassação do mandato da Presidenta. A denúncia parte de uma manobra contábil de gestão, usada por todos os governos federais dos últimos vinte anos. Até porque, mesmo se consideradas como “pedaladas fiscais” há que se verificar a intenção do dolo por parte da Presidenta, o que não está devidamente comprovado. O argumento de crime de responsabilidade fiscal perde mais força com a aprovação da ampliação do endividamento da união para o ano de 2015, aprovado no mesmo dia da leitura da proposta de impedimento. A aprovação deste projeto acaba definitivamente com os argumentos dos proponentes da ação.

Neste cenário de crise política, setores da oposição, articulados com a mídia oligopolizada e setores rentistas, buscam fragilizar ainda mais o governo que enfrenta dificuldades com a crise internacional e internamente com a repercussão social desta crise. Ocorre que se não existe justificativa constitucional e ou infraconstitucional para abertura de impedimento contra a Presidenta, o que se pretende é destituir um governo eleito por 54 milhões de brasileiros, por uma ação meramente política. Pois, quando não existe crime de responsabilidade, isto se torna uma ação única e exclusiva na esfera política, esta é reconhecidamente inconstitucional. Portanto, o nome que se dá a tal ato, de desrespeito às leis e às instituições é GOLPE.

Para um país que viveu traumas profundos durante as ditaduras ocorridas ao longo do tempo não pode, sob qualquer pretexto, permitir a quebra da constitucionalidade no país. Porque, se aprovada a tese do impedimento, teremos daqui para frente uma profunda instabilidade nas leis, na democracia brasileira e no estado democrático de direito. Porém, o mais grave, no curto prazo, são justamente os objetivos traçados pelos golpistas, que consistem na execução do programa ultra-liberal derrotado nas eleições passadas.

Nos últimos dias, várias entidades, sindicatos, movimentos populares, organizações civis, governadores, prefeitos, intelectuais, artistas, vêm manifestando seus posicionamentos contrários ao golpe. A grande maioria da sociedade brasileira sabe perfeitamente o que representou os regimes ditatoriais e ilegítimos ao longo da nossa história. Por isso se manifestam contra qualquer tentativa de golpe. Esse é momento de unificar o povo brasileiro em torno das bandeiras: EM DEFESA DA DEMOCRACIA, CONTRA O GOLPE E FORA CUNHA.

Gilson Reis é presidente do Sinpro Minas e vereador de Belo Horizonte

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha